Boni Miranda - Bonito Informa | 30 de maio de 2011 - 16:30 Educação

Entre as 5 melhores de MS, Escola Luiz Falcão será homenageada hoje na Câmara

Conde - Bonito Informa

A Escola Estadual Luiz da Costa Falcão, de Bonito, deverá receber durante a sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (31), uma Moção de Parabenização pela superação em 36% da meta estabelecida para 2009 pelo Ministério da Educação através do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

A meta era o índice de 3.3, mas o resultado obtido foi 4.5, levando a escola a figurar entre as cinco melhores de MS.

A iniciativa da moção é do presidente do Legislativo Municipal, Reginaldo dos Reis Nunes Rocha, o Nandinho dos Correios.

O Ideb foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e em taxas de aprovação.

Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula. O Ideb pode ser acompanhado pela internet, e é apresentado numa escala de zero a dez.

O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.

De acordo com a diretoria da escola, professores e colaboradores o resultado deve-se a um trabalho árduo de uma equipe comprometida, que não mediu esforços para a efetivação do projeto Além das Palavras, iniciado em 2008.

O projeto Além das Palavras é implantado pela Secretaria Estadual de Educação em parceria com o Governo Federal - MEC/FNDE com o objetivo de subsidiar a prática docente dos professores em Língua Portuguesa e Matemática, de 1º ao 5º ano das séries iniciais do Ensino Fundamental, melhorando assim o desempenho dos alunos.

Para implantação do projeto a escola Luiz Falcão conta com duas coordenadoras de área (língua portuguesa e matemática) que desenvolvem as ações com os professores cursistas.

Como reconhecimento pelo desempenho, a EE Luiz da Costa Falcão recebeu da Secretaria Estadual de Educação uma viagem de seis dias ao Rio de Janeiro com todas as despesas pagas, inclusive passeios, incluindo um seminário com a participação dos idealizadores do projeto.

Por sorteio a escola foi escolheu como representante a coordenadora Patrícia Roberta.