BONITO INFORMA COM ASSESSORIA
Fotos: Jabuty | 8 de julho de 2017 - 18:43
BONITO - MS - MAIS SEGURANÇA

Prefeito participa da formatura de 46 agentes de trânsito em Bonito (MS)

FOTOS: JABUTY - Prefeito participa da formatura de 46 agentes de trânsito em Bonito (MS)

O prefeito municipal, Odilson Soares, participou na noite desta sexta-feira (7) do encerramento e formatura dos agentes de trânsito que concluíram o curso organizado pelo comando da Polícia Militar de Bonito.

A cerimônia, realizada na Estação Caxara (espaço para festas e apresentações), foi aberta pelo tenente-coronel Espíndola, comandante da 1ª Companhia Independente de Bonito, que a seguir convidou para compor a mesa o coronel Alexandre Rosa Ferreira, diretor da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP) da PM; o prefeito municipal, Odilson Soares; o coronel QOPM, Hélio Gauto Rios, do 14º Batalhão de Polícia Militar Rodoviária; o diretor do DEMTRAT (Departamento Municipal de Trânsito), Paulo Xavier; o tenente-coronel PM José Amorim Longatto, do 17º Batalhão de Trânsito(BPTran) e o coronel Marcos do Nascimento Silva, do CPA-3 (Comando de Policiamento da Área-3).

Durante o seu pronunciamento de abertura, Luciano Espíndola lembrou que o curso, realizado com apoio da Prefeitura Municipal, estava planejado desde o ano passado e é de grande importância para Bonito, que promove e recebe um grande número de eventos, citando como exemplos a realização do 18º Festival de Inverno, no período de 27 a 30 de julho, e a exibição da esquadrilha da fumaça, prevista para o dia 1º de julho, bem como as comemorações dos 40 anos da criação do Estado de Mato Grosso do Sul.

"A segurança e a prevenção no transito são importantes, não como uma maneira de arrecadar, mas como uma ferramenta para a preservação da vida e do patrimônio", afirmou o Espíndola, lembrando que de cada 10 pessoas internadas em UTI, seis são vítimas de acidentes de trânsito e que isso tem como resultado, entre outros transtornos, um grande aumento dos gastos do setor público na área de Saúde. "Trabalhamos pela economia, segurança e felicidade das famílias", afirmou.

O coronel lembrou também que o índice de acidentes de trânsito em Bonito no ano passado diminuiu - tanto no número de acidentes com vítimas quanto no de acidentes sem vítimas. Destacou ainda, como exemplo de prevenção, a importância do uso cinto de segurança, mesmo em baixa velocidade.

Finalizando o seu pronunciamento de abertura, o comandante da PM de Bonito destacou a importância do curso e da formatura, bem como das ações coordenadas existentes entre a Polícia Militar e a Guarda Municipal.

A seguir foi iniciada a diplomação dos 46 formandos, 5 da Guarda Municipal; 20 da 1ª CPM, de Bonito e Bodoquena; 10 o 11º BPM e 11 o 14º DPM Rodoviário, com os certificados entregues pelo prefeito, municipal, pelos comandantes presentes, pelo vereador Pedrinho da Marambaia, ex-vereador Irson Casanova e outros convidados.

Em seguida, já como parte do encerramento da diplomação, fez uso da palavra o diretor da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP), coronel Alexandre Rosa Ferreira, que acentuou a importância da parceria entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para melhoria do setor de trânsito em MS e lamentou que em diversos municípios do Estado o trânsito ainda não é municipalizado. "As ações na área de trânsito trazem retorno nos índices", afirmou, destacando a importância da participação da comunidade civil e da união de esforços para o fortalecimento dos poderes.

Convidado a se pronunciar, o prefeito Odilson Soares saudou os formandos e as demais autoridades e elogiou a iniciativa e o empenho do tenente-coronel Espíndola para a realização do curso, reafirmando que é importante para o município ter um bom trabalho no setor e que a prefeitura está disposta a ajudar no que for possível, destacadamente na realização de cursos de formação.

Lembrou também da importância dos cursos do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), destacando a dedicação do soldado Fábio e a possibilidade de uma parceria para levar o curso até as escolas municipais no segundo semestre deste ano.

Finalizando a solenidade, o comandante Luciano Espíndola agradeceu a presença das autoridades e o apoio da Prefeitura Municipal, dizendo-se feliz com a realização do curso e com o compromisso do prefeito para a realização dos cursos do PROERD nas escolas municipais, afirmando que a conscientização é o melhor remédio para os graves problemas enfrentados.