Boni Miranda / Bonito Informa - com informações da Agência Câmara | 4 de mar�o de 2011 - 13:01

Parlamentares querem maior participação da mulher na política

Em sessão solene realizada nesta semana no Congresso em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que acontecerá no dia 8, terça-feira de Carnaval, deputadas e senadoras presentes reivindicaram maior participação efetiva das mulheres nas decisões políticas do País.

As parlamentares defenderam uma reforma política que inclua a mulher nos espaços de decisão. “Queremos uma lista (partidária) em que haja mulheres e homens, divididos meio a meio. Defendemos que o financiamento seja público e os partidos cumpram a decisão da minirreforma eleitoral que destina 5% do fundo partidário para a formação de novas lideranças femininas”, afirmou a coordenadora da bancada feminina na Câmara, deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP).

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) também apontou o voto em lista como a forma mais rápida de aumentar a presença feminina no Parlamento. “Não podemos considerar que há uma democracia efetiva em um País que tem metade das eleitoras mulheres, mas uma sub-representação feminina na política”, disse Grazziotin.

Apesar da desvantagem numérica, Grazziotin citou, entre as conquistas recentes no campo político, a eleição da presidente Dilma Rousseff e a escolha da deputada Rose de Freitas (PMDB-ES) para a 1ª vice-presidência da Câmara.