FILIPI BRITES / BONITO INFORMA | 8 de junho de 2017 - 08:43 CULTURA

Grupo Acaba comemora 50 anos de carreira este mês

Os músicos gravaram um documentário em Corumbá

Um dos mais famosos e renomados grupos musicais de Mato Grosso do Sul, comemora neste mês, 50 anos de muita história, este time levou consigo muito a raiz musical desse estado e a memória cultural para todo o Brasil.

Quem nunca ouviu um trecho desta famosa música: “Tem cheiro de camalote, tem gosto de Tarumã.” Para quem não era do estado, ouvir essa música era sinônimo de imaginar o sabor da fruta camalote, típica do Pantanal. O Grupo Acaba que teve sua formação em 1966, na cidade de Campo Grande, por inciativa dos irmãos Chico e Moacir, tinham como objetivo na época divulgar o folclore do antigo estado de Mato Grosso, atual Mato Grosso do Sul.

Desde então o sucesso desses músicos regionais não parou mais, conhecidos por levar em suas letras e versos mostraram através de suas melodias as belezas do Pantanal, faziam menção de preservação da fauna e flora deste exuberante lugar, mas não era só isso não, o homem pantaneiro ficou no imaginário de muita gente que ouvi as músicas do Grupo Acaba. Guerreiro, trabalhador e desbravador assim o homem pantaneiro é conhecido mundo a fora graças a estes músicos.

Eles comemoram em grande estilo este 50 anos de formação musical. Realizaram a gravação de um documentário com o melhor cenário de todos que um músico possa ter, a produção foi no Porto Geral em Corumbá. Sob direção de Fábio Flecha e produção de Tânia Sozza da Render Brasil, os documentaristas vem percorrendo o estado para gravar essa questão linguística e corporal de Mato Grosso do Sul.  A previsão de lançamento é para outubro deste ano a divulgação será junto ao aniversário do estado que comemorará 40 anos de criação.

A música mais famosa ‘Ciranda Pantaneira’ cantada inúmeras vezes por outros cantores, teve uma regravação através de um clipe no ano de 2015 pelo Coral dos Servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Essa produção deixa qualquer pessoa apaixonada por esse Pantanal Sul-Mato-Grossense. 

Foto: Reprodução -  Coral dos Servidores da Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul