BONITO INFORMA / REDAÇÃO | 3 de junho de 2017 - 08:41 FIQUEM ATENTOS

Procon faz orientações para consumidores que fazem compras pela Internet

FOTO: DIVULGAÇÃO

Com o avanço da tecnologia é cada vez mais comum as compras pela Internet, quem nunca comprou, um óculos, celular, fones de ouvido, roupas, calçados, entre outros produtos que são uma infinidade na rede? Mas você sabe distinguir se o site é seguro ou não para realização de uma compra virtual? Então preste atenção nestas dicas que o Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) faz para os consumidores.

- É direito do consumidor ter acesso às informações sobre a empresa com quem está negociando. O site deve conter o nome empresarial e número de inscrição do fornecedor (CPF ou CNPJ), além do endereço físico e eletrônico e demais informações necessárias para sua localização e contato. É recomendado ligar para confirmar todos os dados.

- Avalie o histórico do fornecedor antes de efetuar uma compra. Verifique depoimentos, reclamações e a reputação da empresa.

- É obrigação dos sites de vendas eletrônicas disponibilizarem todas as informações e condições que estão sendo contratadas. É importante analisá-las antes da confirmação e também guardá-las em caso de problemas posteriores. Salve todos os dados da compra, como o nome do site, produtos pedidos, valor pago, forma de pagamento e número de protocolo da compra ou do pedido, se houver.

- O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, nas contratações online. O fornecedor deve informar, sempre de maneira clara e ostensiva, os meios adequados e eficazes para o exercício do direito de arrependimento pelo consumidor.

- A segurança deve ser um dos pilares das transações eletrônicas, por isso é obrigação do fornecedor utilizar mecanismos de segurança eficazes para pagamento e para tratamento de dados do consumidor. Para verificar a segurança que um site oferece no momento da transação, cheque se no canto inferior da tela há um cadeado ou chave. Verifique se o antivírus instalado no seu computador está atualizado, bem como os programas de monitoramento contra spywares e firewall.

- Não forneça nenhuma informação além daquelas solicitadas pelo site na hora das transações.

- Verifique os procedimentos de reclamação, devolução de produto, prazo de entrega, entre outros.