Campo Grande News | 28 de abril de 2017 - 09:30 FICA DE OLHO NO LEÃO

Termina hoje o prazo para entregar declaração do Imposto de Renda

Divulgação

Termina nesta sexta-feira (27) o prazo para declarar o Imposto de Renda e quem não enviá-la está sujeito à multa. Em Mato Grosso do Sul, são esperadas 390 mil declarações e metade do montante deixou para entregá-las na última semana.

O último levantamento feito pela Delegacia da Receita Federal em Campo Grande aponta que até as 17h20 de quarta-feira (26) 281.059 contribuintes já haviam acertado as contas com o Leão, o que representa 27% do total.

Edson Ishikawa, chefe do órgão em Mato Grosso do Sul, afirma que da parte da Receita, o sistema está preparado para receber grande volume de declarações em um curto espaço de tempo, mas deixar para a última hora não é uma boa ideia, pois todos estão sujeitos a terem problemas técnicos no computador, por exemplo, ou dificuldade para acessar demonstrativos de movimentação bancária ou extratos de financiamentos, por exemplo.

As pessoas obrigadas a declarar são as que, em 2016, somaram rendimentos superiores a R$ 28.559,70 em salários, pensão, benefícios ou aluguéis.

O programa gerador da declaração está disponível e pode ser baixado no computador, celular ou tablet. Quem não declara, paga multa de 1% do imposto devido, limitada a 20% ou o mínimo de R$ 165,74.

Erros na prestação das informações ou sonegação de dados podem fazer o cidadão cair na chamada malha fina, uma espécie de fiscalização do órgão que pode culminar em penalidades, como multas.

Omissões de rendimento são aquelas que mais complicam a vida dos contribuintes. Elas ocorrem principalmente nos casos de profissionais que prestam serviços para empresas, mas se esquecem de colocar essas informações na declaração, segundo Ishikawa.