CAMPOGRANDE NEWS | 26 de abril de 2017 - 16:05 CONTRA O CRIME

Exército inicia operação para fiscalizar fabricação de explosivos em MS

Construções ao lado de pátio de transportadora de valores ficaram destruídas com impacto dos explosivos (Foto: ABC Color)

Exército inicia nesta quarta-feira (27), em todo o Mato Grosso do Sul, uma operação especial para fiscalizar a fabricação, comercialização e transporte de produtos utilizados em explosivos.

Em nota, as Forças Armadas informaram que a Operação Azoto II será comandada por militares do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 9ª Região Militar e contará com o apoio de batalhões especializados da Polícia Militar e delegacias especiais da Polícia Civil.

Segundo o texto, todo o andamento da operação será monitorado em tempo real a partir do Centro de Operações de Produtos Controlados, em Brasília (DF).

Além de Mato Grosso do Sul, estão previstas fiscalizações também em pedreiras de Mato Grosso. O Exército diz que os trabalhos acontecerão em todo o País.

A fiscalização de explosivos acontece dois dias depois de um mega assalto a uma transportadora de valores em Ciudad Del Este, no Paraguai, onde uma quadrilha com cerca de 50 pessoas roubou o equivalente a R$ 120 milhões em bens, dinheiro e armas.

Na ocasião, parte do prédio foi explodido pelos autores na ação. Segundo a Polícia Federal, doze bandidos já foram presos e cerca de R$ 4,5 milhões foram recuperados até agora. Outros três foram mortos em confrontos com as autoridades ainda na fuga.

O próprio texto do Exército admite que a operação foi planejada após a ação audaciosa dos bandidos. “(Um dos objetivos) é coibir a venda ilegal e o desvio de substâncias ou compostos químicos, que possam ser empregados em ações criminosas e, assim garantir a manutenção da ordem pública e fornecer uma adequada sensação de segurança à sociedade”, disse.