Correio do Estado | 8 de abril de 2017 - 09:22 DICAS PARA TRABALHO

Saiba 10 coisas que o seu chefe não precisa saber sobre você

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Há alguns assuntos que você não deve comentar com seu chefe. Falar, por exemplo, sobre seus planos profissionais - principalmente quando eles envolvem sair do emprego atual -, não é algo que deva ser discutido com seu superior.

Alguns temas delicados precisam ser evitados. Veja os tópicos abaixo:

1) 1) Seus planos de sair da companhia em algum momento.

2) Detalhes da sua situação financeira. Se você tem recursos, essa pode ser uma boa razão para ele querer te pagar menos. E se você não tem, esse pode ser o motivo para ele não te oferecer um bom salário, partindo da premissa de que você não pode ficar desempregado.

3) Idas e vindas dos seus relacionamentos. Mantenha essas particularidades para você!

4) Suas queixas e impressões negativas sobre outros funcionários e/ou outras companhias. Fale com o seu chefe sobre coisas com as quais ele pode colaborar - e fique quieto sobre as que ele não pode.

5)  Sua saúde. A não ser que você precise ser liberado ou precise de alguma ajuda, mantenha seus diagnósticos e planos de tratamento para você!

6) Fofocas que você ouviu sobre ele, sobre o chefe dele ou sobre qualquer outra pessoa na companhia.

7) Suas previsões sobre as decisões tomadas pelos líderes da empresa. Fale sobre isso com seu cônjuge, seus amigos e colegas, mas não com o seu chefe.

8) Outro trabalho. Certifique-se de que você não é proibido de exercer outras tarefas fora do seu emprego. Algumas empresas mais tradicionais ainda adotam políticas que proíbem que seus funcionários tenham ou participem de outro negócio.

Essas companhias não merecem você! Se você trabalha para algum lugar assim, esta é uma boa hora para procurar outro emprego. Muitos chefes permitem que seus funcionários tenham trabalhos secundários, mas este não é um bom assunto para falar com o seu superior!

9) Conflitos com seus colegas de trabalho - a não ser que você precise da ajuda do seu chefe para resolvê-los.

10) Suas frustrações diárias. Todo mundo tem problemas, incluindo o seu chefe. Fale sobre as suas vitórias e, quando precisar de ajuda, peça. Além disso, desapontamentos fazem parte de qualquer trabalho, e quanto mais você aprende a lidar com eles, mais forte você se tornará!