Dourados News | 25 de maio de 2011 - 14:45

Ministério da Agricultura e Pecuária financiará exposições e aquisição de máquinas

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, anunciou, em audiência ao deputado federal Geraldo Resende (PMDB-MS), a criação de um programa especial para financiar eventos ligados ao agronegócio. Segundo o deputado, há expectativa de liberação de R$ 150 mil para feiras e exposições.

Rossi, que há 12 dias esteve em Dourados para a cerimônia de abertura da Exposição Agropecuária (Expoagro), também acenou com a possibilidade de linha especial de crédito às prefeituras para aquisição de máquinas pesadas, a serem empregadas na manutenção das estradas vicinais.

O deputado Geraldo Resende foi ao MAPA levar reivindicações dos produtores e prefeitos de 11 municípios - Bandeirante, Jateí, Nioaque, Alcinópolis, Costa Rica, Vicentina, Ribas do Rio Pardo, Itaquirai, Bodoquena, Tacuru e Caracol – que tem a agropecuária como principal base econômica.

O produtores querem mais incentivo do governo federal para expansão do agronegócio e cobram melhores condições das estradas para escoamento da produção.

Segundo Geraldo, o ministro Wagner Rossi disse que este é um ano atípico, em razão do contingenciamento orçamentário, que impôs corte de 51% no Orçamento do Ministério da Agricultura, mas assumiu o compromisso de atender os pedidos apresentados a ele.

“Estive em Mato Grosso do Sul na semana passada, já conversamos e, no segundo semestre, será possível a destinação de recursos para apoiar os eventos agropecuários, como feiras e exposições. O deputado Geraldo é um parceiro do Ministério”, afirmou Rossi.

Quanto a programa para ajudar os municípios a formar sua patrulha rodoviária, o ministro disse que apesar das limitações impostas pelos cortes no Orçamento da União, no segundo semestre o MAPA deve formatar o programa em que as prefeituras poderão adquirir pás carregadeiras, caminhões basculantes, máquinas esteira, caminhões pipa, caminhões comboio, escavadeira hidráulica e motoniveladora.