Correio do Estado | 31 de mar�o de 2017 - 07:49 EM FLAGRANTE

Dono de empresa de caçambas é preso por descartar entulho em terreno

Divulgação

Dono de uma empresa de caçambas, de 60 anos, foi preso em flagrante, na manhã de ontem, quando se preparava para despejar segunda caçamba de resíduos sólidos em terreno particular, na Rua Campo Nobre, no bairro de mesmo nome, em Campo Grande.

Por meio de denúncia anônima, investigadores da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista (Decat) constataram o crime. “Eles chegaram no local bem na hora que o dono da empresa se preparava para descarregar a segunda caçamba. Foi preso em flagrante e passou a noite em cela da delegacia, sem direito a fiança”, contou a delegada Marilda do Carmo Rodrigues.

Conforme a titular da Decat, no momento do flagrante, o condutor alegou que o dono do terreno havia autorizado o descarte no local. “É importante destacar que, mesmo que a pessoa autorize, o descarte é crime”, ressaltou.

Mesmo com a empresa legalizada para funcionamento, o dono passou a noite preso e foi liberado hoje, em audiência de custódia e pagou fiança no valor de aproximadamente R$ 4 mil.

Será processado pelo crime ambiental de poluição com pena previsa de um a cinco anos de reclusão.

É de suma importância para que possamos coibir esse tipo de conduta de descarte de resíduos sólidos que haja campanha de conscientização à população que contrate empresa habilitada para descartar resíduo da forma exigida pela lei”, alerta a delegada.

Desde que o aterro de entulhos do Bairro Jardim Noroeste foi interditado - às margens do anel viário da BR-163, – no começo de dezembro do ano passado, o despejo de materiais provenientes de obras em locais impróprios aumentou.