Boni Miranda - Bonito Informa | 25 de maio de 2011 - 09:11

Bonito lança coleta seletiva de lixo porta a porta no dia 6 de junho

Durante exposição das ações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Bonito realizada na noite de ontem na Câmara de Vereadores do município ..

Conde - Bonito Informa

Durante exposição das ações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Bonito realizada na noite de ontem na Câmara de Vereadores do município, o secretário da pasta Edmundo Costa Júnior anunciou o lançamento no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, de um programa de coleta seletiva de lixo porta a porta.

O material de campanha já está pronto e a primeira etapa do projeto será lançada nos bairros Portal do Rio Formoso, Jardim Andréia, BNH e Vila América, locais onde a própria secretaria realizou pesquisas preliminares para embasar o planejamento.

Atualmente a Prefeitura Municipal de Bonito mantém um serviço de coleta seletiva nos chamados PEV (Pontos de Entrega Voluntária), junto a locais como a Associação Brazil Bonito, o Instituto Família Legal, a Gruta do Lago Azul e o Loteamento Tarumã, entre outros.

O programa de coleta seletiva de lixo porta a porta incluirá a identificação dos imóveis participantes através de um adesivo com a frase “Esta Casa Recicla”, contendo também orientações sobre como fazer a separação e a preparação do lixo de maneira adequada.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente entregará também aos participantes do programa um recipiente de plástico duro de 100litros, com tampa. Foram adquiridos 1.500 cestos.

“Um dos maiores desafios que enfrentamos com relação á reciclagem continua sendo de natureza cultural, ligado à necessidade de massificar o consumo consciente”, afirmou o secretário, para quem o consumo e a geração de lixo são práticas permanentes de cidadania, que vão além das necessidades individuais e tem reflexos na sociedade, economia e meio ambiente.

O secretário lembrou ainda que embora as ações do Meio Ambiente local não tenham divulgação constante, ele é um dos grandes responsáveis pelo sucesso do ecoturismo em Bonito, considerado nacional e internacionalmente um exemplo de gestão turística e ambiental.