Assessoria de Comunicação Social do 11º BPM / CPA-3 | 26 de janeiro de 2017 - 16:51 JARDIM - MS - SOCORRO FEITO

Por telefone, Policial ajuda a salvar bebê engasgado em JARDIM

Por volta das 11h00min de ontem (25) o Rádio Operador de serviço da Polícia Militar de Jardim, Soldado Álvaro, recebeu uma ligação via 190 de uma mulher, residente na Rua das Gaivotas, no Bairro Panorama.

A comunicante, uma mulher de 20 (vinte) anos, relatou ao rádio operador que havia medicado a filha, de um ano e oito meses, com uma substância líquida e havia utilizado uma seringa para introduzir o medicamento via oral, porém a menina havia engasgado e já estava ficando roxa. A mãe da criança estava desesperada por socorro e não sabia mais o que fazer para salvar a filha.

Imediatamente o Soldado Álvaro tentou acalmar a mãe da criança e orientou a mesma sobre os procedimentos de salvamento a serem adotados nos casos de engasgamento. Primeiramente o PM disse para a mãe colocar a criança de bruços sobre um dos braços, apoiado em suas pernas e, em seguida, com a outra mão, dar leves tapas nas costas da criança, para desobstruir as vias aéreas. A mulher seguiu as orientações e obteve êxito no salvamento de sua filha.

O Policial orientou, ainda, a mãe da criança a levá-la a uma unidade de saúde para atendimento médico e realização de exames.

Mais tarde, após levar a criança ao médico, a mulher retornou a ligação ao rádio operador, via 190, para informar que a filha passava bem e agradecer o Soldado Álvaro pelas orientações que, sem dúvida, salvaram a vida de sua filha.

A técnica utilizada para o salvamento da criança foi a técnica de Tapotagem, que consiste na desobstrução de vias aéreas em crianças menores de 1 ano. A técnica deve ser realizada da seguinte forma: deitar a criança de bruços sobre o braço; apoiá-la na palma da mão, de cabeça para baixo; bater nas costas da criança com as mãos em concha; e verificar se o objeto foi expulso.

“Este foi mais um fato para demonstrar o profissionalismo e a competência dos Policiais Militares deste Batalhão. Independentemente da função que desempenhamos, realizamos nosso serviço com dedicação e vontade”, elogiou o Sargento PM Maciel, se referindo ao atendimento prestado pelo rádio operador.

A Polícia Militar informa e orienta a população que existem procedimentos distintos para socorro de vítimas de engasgamento (crianças e adultos) e que o socorro às vítimas deve ser imediato. Apesar do êxito no salvamento desta quarta-feira (25), em situações como esta o Corpo de Bombeiros está pronto e devidamente preparado para o atendimento através do telefone de emergência 193.

Assessoria de Comunicação Social do 11º BPM / CPA-3