G1 MS | 26 de dezembro de 2016 - 08:29 ECONOMIA - SEU BOLSO

Em MS, milhares ainda não sacaram abono PIS/Pasep ano-base 2014

Divulgação

Em Mato Grosso do Sul milhares de trabalhadores têm direito a receber um dinheiro do governo e simplesmente esqueceram no banco. É o abono salarial do PIS/Pasep, ano-base 2014, que tem que ser sacado até fim deste ano.

O prazo para fazer o saque nas agências termina no próximo dia 29 de dezembro, quinta-feira. Para aqueles que possuem cartão cidadão com senha, o saque pode ser realizado nos terminais de autoatendimento da Caixa e em lotéricas, na sexta (30) – nesse dia, as agências estarão fechadas.

O Abono Salarial ano-base 2014 está sendo pago para quem estava inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e trabalhou com carteira assinada por pelo menos 30 dias naquele ano, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Também é preciso ter seus dados informados corretamente pelo empregador, na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Para conferir se tem direito ao benefício, o trabalhador pode acessar o portal do Ministério do Trabalho (www.trabalho.gov.br/abono-salarial). Basta inserir CPF ou número do PIS/Pasep e data de nascimento para fazer a consulta. Outra opção é a Central de Atendimento Alô Trabalho, que atende pelo número 158 ou 0800 726 0207 e também dá informações sobre o PIS/Pasep.

Em Mato Grosso do Sul, segundo o gerente regional da Caixa Econômica Federal (CEF), João Batista Andrade, mais de dez mil trabalhadores ainda não sacaram o dinheiro, que está disponível há quase dois anos. Se o dinheiro do PIS/Pasep não for retirado, vai para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).