Portal da Educativa | 26 de novembro de 2016 - 14:18 BONITO - MS - CATA GUAVIRA

BONITO: Primeiro dia do Cata Guavira tem música ao vivo e muita curiosidade entre o público

O evento gastronômico Cata Guavira chegou despertando a curiosidade do público

Divulgação

O evento gastronômico Cata Guavira chegou despertando a curiosidade do público, seja pelos olhos vendados na oficina de Educação do Gosto, ou pelo imenso defumador ambulante, instalado no corredor da Feira do Produtor, que este ano é placo do evento. Isso sem falar é claro, dos ingredientes exóticos em pratos com nomes diferentes. Tudo embalado ao som tradicional da ‘velha e boa’ música regional.

Na verdade, se engana quem pensa que a Guavira é coisa atípica por aqui. Afinal, o bonitense já está acostumado com essa frutinha e fez dela ingrediente para uma série de iguarias, que pode surpreender até os mais renomados chefs.

Novidade mesmo é o Ceviche ou o Tiradido do chef colombiano Dagoberto Torres e seu companheiro Edu Ajala, que tiveram até que incluir uma descrição do prato ao discurso de venda, explicando que aquele pratinho bonitinho, mas com uma cara meio esquisita, nada mais é do que uma mistura de peixe cru e alguns temperos, que dão um sabor peculiar e delicioso.

O defumador ambulante do cozinheiro Adriano Torres também chamou atenção, afinal não é todo dia que vemos uma churrasqueira com rodas, passeando por aí. “Nós somos apaixonados por carne e o Meathead nasceu disso. É literalmente uma churrasqueira ambulante, onde preparamos os mais variados tipos de carne. Hoje estamos servindo cupim defumado com farofa e molho de guavira”, explica.

E para completar a diversão, nada melhor do que um pouco de suspense, somado a ‘explosão’ de sabores. “As pessoas são vendadas e oferecemos ingredientes similares para que consigam identificar o que estão comendo”, detalha a chef Vera Chaves sobre a oficina de Educação do Gosto para crianças e adultos.

Já Anderson Medeiros, líder do movimento Slow Food Convívios de CG, que está promovendo a oficina, destacou a receptividade do público, afirmando que as pessoas estão dispostas a serem testadas. “Está sendo bastante bacana. Tanto crianças como adultos chegam cheios de curiosidade e aceitam serem vendados e participar da brincadeira, que nada mais é do que uma educação de gostos, onde cada um pode analisar se seu paladar é capaz ou não de identificar gostos e texturas similares”, explica.

O evento também é oportunidade para os feirantes locais, que conseguiram parceria com o Cata Guavira e apresentam seus produtos no mesmo espaço. “Nós trabalhamos nas feiras e hoje é mais uma oportunidade de apresentar nossas massas. Inclusive criamos um prato especial, com molho e guavira e linguiça campeira, para servir no festival”, conta Waldy Francine, que junto com a esposa Marciele Demozzi, vieram da Itália em busca de um espaço para construir sua história.

Por fim, o publicou não poupou elogios. O empresário Andre Flores, 31, disse que foi prestigiar o evento e aproveitar a culinária diferenciada. “Estamos gostando bastante. O espaço é gostoso, com um ambiente bem familiar. È uma ótima oportunidade para passear com a familiar e comer bem”, finalizou.

 O Cata Guavira ainda conta com oficinas no Empório Olinda e exposição na Feira do Produtor, a partir das 19 horas. Veja a programação completa clicando aqui.