G1 MS | 1 de novembro de 2016 - 12:28 BONITO - MS - POLICIAL

Fazendeiro é preso por fraudar compra de gado em BONITO

Fazendeiro é preso por fraudar compra de gado em BONITO

Divulgação

Um fazendeiro de 40 anos foi preso na segunda-feira (31), em uma propriedade rural de Bonito, cidade distante 278 quilômetros de Campo Grande, por fraudar a compra de cem cabeças de gado.

Segundo informações do boletim de ocorrência, a polícia recebeu denúncia de que iria chegar à fazenda gado furtado. Uma equipe da Delegacia Especializada de Repressão à Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestros (Garras) foi ao local e flagrou quatro caminhões chegando na propriedade com Guias de Trânsito Animal (GTA) falsas.

Os documentos indicavam que o gado saiu de uma fazenda no município de Maracaju, com destino a outra, em Bonito. Em conversa com os policiais, um dos motoristas revelou que o gado foi carregado em uma fazenda de Ponta Porã, que 40 cabeças seriam entregues na fazenda onde estavam e as demais em outra propriedade rural do município.

O fazendeiro foi chamado ao local e contou aos investigadores que pagou R$ 130 mil pelos animais a uma mulher, por intermédio de um corretor. O homem disse ainda que foi orientado a fraudar as notas fiscais para fazer o transporte da carga, porque o gado não poderia ser vendido por ser parte de espólio (partilha de herança a espera de decisão judicial).

O fazendeiro afirmou também que para conseguir as notas fiscais falsas contou com a ajuda de um amigo e pagou a um contador R$ 30 por animal.

A polícia ordenou que o gado fosse descarregado na fazenda e todos os envolvidos foram levados à delegacia de Bonito. Os detidos estão sendo ouvidos nesta terça-feira (1). O caso foi registrado como uso de documento falso. Até a publicação desta reportagem o fazendeiro e o amigo estavam presos.