Correio do Estado | 19 de outubro de 2016 - 09:40 MUITO QUENTE

Porto Murtinho passa dos 41°C e registra a tarde mais quente do país

A cidade sul-mato-grossense de Porto Murtinho teve a tarde mais quente do país, na segunda-feira (17), quando os termômetros marcaram 41,1°C. A informação é do Climatempo, que prevê temperaturas elevadas até o fim de semana.

Segundo o instituto, esse pico na temperatura no Estado ocorreu às 16h. Uma hora antes, o município de Gilbués no Piauí tinha registrado 40,4°C. Mas de forma geral, as temperaturas ficaram entre 36°C a 39°C em todo país.

Ainda conforme as informações do Climatempo, este calor é resultado de um “sistema de alta pressão atmosférica que ganhou força e se estabeleceu sobre o interior do Brasil deixando o ar mais seco”. Com isso, houve redução da nebulosidade e da possibilidade de chuva sobre Sudeste, Centro-Oeste e em parte do Norte e Sul do país.

E o calor deve continuar até o próximo fim de semana, com sensação térmica superior a 40°C em várias cidades das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Na tarde de sexta-feira (21), frente fria avança do Sul do Estado e chega ao litoral de São Paulo, o que pode causar chuva e redução de calor, especialmente no Sudeste e Centro-Oeste.