Correio do Estado | 14 de setembro de 2016 - 10:10 ESTRATÉGIA

Segurança pública de MS estuda copiar EUA no combate ao tráfico

Divulgação

Localizado na divisa entre Bolívia e Paraguai – grandes produtores de cocaína e maconha, respectivamente, Mato Grosso do Sul é permanentemente usado como rota para o tráfico de drogas. Pensando em melhorar trabalhos de repressão a este tipo de crime, representante da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) está no Texas, nos Estados Unidos da América (EUA), para conhecer métodos do serviço policial do país e pretende copiá-lo.

De acordo com nota da secretaria, o delegado Luiz Sérgio da Silva, que atua na superintendência de inteligência, participa nesta semana de encontro com autoridades do Centro de Inteligência (EPIC), nas cidades de El Paso e Houston.

O objetivo da viagem seria conhecer novas técnicas de combate ao tráfico, junto ao Droug Enforcement Administration (DEA). “Nosso trabalho é conhecer as técnicas utilizadas pelas autoridades americanas na fronteira com o México no combate ao tráfico internacional de drogas, e poder inserir essas ações dentro das operações realizadas de maneira estratégica pelas forças de segurança pública no Estado”, afirmou o superintendente.

Segundo dados da Sejusp, cerca de 80% das apreensões de drogas do Brasil são feitas em Mato Grosso do Sul. Em 2015, foram apreendidas cerca de 280 toneladas de drogas e no primeiro semestre deste ano, cerca de 150 toneladas.