Midiamax | 1 de julho de 2016 - 07:56 COTIDIANO

Tatuagem de palhaço é 'crachá' de bandido? Polícia diz que não

Divulgação

Publicação de uma jovem de 20 anos no Facebook traz à tona debate sobre o desenho de palhaços em tatuagens. Na publicação, a jovem afirma que tem vontade de tatuar um palhaço, porém, recebe críticas pelo fato de o desenho está associado a criminosos, ditos matadores de policiais. Contudo, para a polícia, tatuagem não é sinal que estimule uma abordagem.

“Amo palhaços e tenho muita vontade de tatuar um. Policiais são pagos para nos proteger, não nos oprimir. Tatuem o que vocês quiserem, o que vocês quiserem, o corpo é de vocês. Nunca matei polícia e uma tatuagem não significaria nada”, manifestou no Facebook.

Nos comentários, amigos da jovem comentaram palavras de apoio à publicação. “Cada pessoa tem um corpo, tatua o que quiser nada a ver isso”, diz um.

O tenente coronel Marcos Paulo, comandante do Batalhão de Choque da Polícia Militar, revela que entre integrantes de grupos criminosos e detidos nas unidades penitenciárias, de fato, existe associação da tatuagem de palhaços, com o ódio a policiais. “Assim como tatuagem de macaco é associada ao PCC, as de palhaço geralmente são feitas pelos que se dizem matadores de policiais”, explica.

Contudo, o tenente coronel explica que o desenho em si não é indício para estigmatizar, nem criar pré-conceitos sobre os cidadãos. “Não abordamos pessoas suspeitas, mas sim, pessoas que estão em atitudes suspeitas. O fato de ter uma tatuagem não é motivo para generalizar. A PM age dentro da legalidade”, afirma.

Na internet, basta um clique para ter acesso a uma extensa lista de links de sites que certificam que tatuagens de palhaços tem relação com grupos criminosos. Em algumas páginas é possível ter acesso a diferentes significados para os desenhos, classificados de acordo com tamanho da imagem, estilo do palhaço e local tatuado.