Folha.com | 19 de maio de 2011 - 11:20

Vasco empata no último minuto com Avaí

Mesmo jogando em São Januário, o Vasco penou para empatar com o Avaí em 1 a 1, em jogo válido pela primeira partida da semifinal da Copa do Brasil.

Com um gol marcado pelo lateral esquerdo Julinho, aos 34min da segunda etapa, o time catarinense abriu o marcador. Aos 46min, o atacante Élton foi puxado por Gustavo Bastos dentro da área. Pênalti. Diego Souza bateu e empatou.

Para se classificar, o Avaí pode empatar sem gols na Ressacada, na próxima quarta (25). O Vasco tem que vencer ou empatar em dois ou mais gols para chegar à decisão da competição nacional. Quem vencer, avança à final.

  Alexandre Loureiro /Divulgação   Felipe faz passe cercado por jogadores do Avaí

O JOGO

Logo no primeiro minuto de jogo, o Vasco criou a melhor chance da primeira etapa. Alecsandro fez o pivô para Diego Souza, que, sem goleiro, bateu firme.

Só que o meia vascaíno não contava com a presença de Marcinho Guerreiro. O volante, de cabeça, em cima da linha, afastou a bola para escanteio.

Aos 10min, Felipe pegou um rebote de fora da área e arrematou no centro da meta de Renan, que espalmou para fora.

Após estes dois sustos, o Avaí equilibrou a partida e chegou a pedir pênalti, aos 25min, em uma bola que bateu no braço de Dedé, zagueiro do clube carioca. Wilson Seneme, árbitro da partida, nada marcou.

Fora este lance, o Avaí pouco produziu no campo ofensivo. O Vasco também não teve o mesmo ímpeto do início do confronto e não conseguiu mais ameaçar a defesa da equipe catarinense.

Os times foram para o vestiário com o marcador zerado.

Na volta do intervalo, o Vasco, novamente, começou pressionando. O lateral esquerdo Ramon invadiu a área e recebeu um 'puxão' na camisa. Mais uma vez, Seneme mandou o jogo seguir.

Aos 8min, Diego Souza recebeu na meia-lua e chutou rasteiro, rente à trave direita de Renan, que apenas 'torceu' para a bola sair.

Aos 16min, após rápido contra-ataque puxado por Felipe, Alecsandro ficou cara a cara com o goleiro do Avaí, que conseguiu intervir a tempo de evitar um arremate preciso.

No lance seguinte, o centroavante foi substituído por Élton, que em sua primeira jogada, desperdiçou uma boa chance ao completar para fora um cruzamento de Diego Souza.

O Avaí, encurralado, só assustou uma vez, aos 22min, quando William cabeceou livre na área vascaína. Prass, no reflexo, afastou o perigo.

O Vasco tentava de todas as formas chegar ao gol que poderia dar a vitória. Mas, quem chegou ao tento foi o time visitante. O lateral esquerdo Julinho recebeu na entrada da área, cortou Allan e chutou rasteiro sem chances para o goleiro da equipe de São Januário.

No último lance do jogo, Gustavo Bastos puxou Élton na área. Pênalti. Diego Souza bateu e empatou a partida.