Fernanda Kintschner
Foto: Wagner Guimarães | 21 de junho de 2016 - 13:13
BONITO - MS - NA ASSEMBLEIA DO MS

Parlamento Jovem realiza 5ª sessão ordinária e recebe estudantes de BONITO

Parlamento Jovem realiza 5ª sessão ordinária e recebe estudantes de BONITO

Parlamento Jovem realiza 5ª sessão ordinária e recebe estudantes Escola Estadual Bonifácio Camargo de BONITO

Os deputados estudantes se reuniram nesta segunda-feira (20/6) para mais uma sessão ordinária do projeto Parlamento Jovem, promovido pela Escola do Legislativo Ramez Tebet da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Além do trabalho parlamentar, eles receberam estudantes da Escola Estadual Bonifácio Camargo, da cidade de Bonito (MS) e participaram de palestra sobre os direitos das crianças e dos adolescentes ministrada pelo coordenador do Programa Escola de Conselhos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Ângelo Motti.

A tarde iniciou com a palestra de Motti, que é especialista em Psicologia Social e abordou com os deputados estudantes a importância da garantia do direito da livre expressão das crianças e dos adolescentes e de como é essencial a participação do jovem na política.

“Não há oportunidade de alterar a realidade com o pensamento antigo de que eu elejo alguém e transfiro a ele a responsabilidade de resolver a minha vida. Com essa transferência de poder temos a cultura de que não é necessário participar mais. E isso corta nosso direito primordial de liberdade de expressão. Um projeto como esse de Parlamento Jovem é primordial para cortar essa cultura da omissão e do ser alienado e com isso influenciar políticas públicas”, palestrou Motti.

Sessão

Iniciada a sessão ordinária, a deputada estudante Jéssica Gomes usou o Pequeno Expediente para fazer uma indicação à Prefeitura Municipal de Campo Grande pedindo medidas para conter os alagamentos nas Ruas Nair Alves de Castro e Antônio Fontoura Borges.

A deputada estudante Marta Gabriela usou a tribuna para  criticar a burocracia para a implantação de projetos autônomos em escolas estaduais, como artes de rua e dança. “Esses projetos têm muito a ajudar os alunos, que ficam assim fora das ruas e só precisam de uma oportunidade para descobrir seus talentos”, explicou. Ela também discursou sobre a falta de profissionalismo na rede pública de Saúde e pediu mais fiscalização do trabalho e capacitação de funcionários.

Visitantes

A sessão ainda contou com a visita dos alunos de Ensino Médio da rede estadual de Bonito, que vieram por incentivo do professor de História Elton Teixeira, que pretende incentivar a Câmara de Vereadores da cidade a implementar um projeto similar ao Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa. “Temos que por o jovem mais como protagonista. Abrir possibilidade de ampliar seu senso crítico e sua formação”, destacou o professor.

Dentre os alunos que vieram estava Wesley Ferraz de Oliveira, que usou a tribuna para apresentar seu projeto que foi um dos cinco selecionados por sua escola para ser enviado ao projeto da Câmara Federal, Parlamento Jovem Brasileiro. Sua proposta foi obrigar empresas donas de atrativos turísticos a fazerem medições da qualidade das águas em que os turistas irão se banhar e divulgar os resultados mensalmente.

A próxima sessão ordinária do Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa acontece no dia 11 de julho de 2016. Saiba mais em:http://www.escoladolegislativo.al.ms.gov.br/