Lucimara Luca / Assessoria | 23 de maio de 2016 - 17:05 BONITO - MS - POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL

PMA autua pecuarista em R$ 2,5 mil por derrubada e exploração ilegal de madeira em BONITO

Divulgação

Durante fiscalização nas propriedades rurais no município, Policiais Militares Ambientais de Bonito autuaram ontem (22) à tarde, um fazendeiro por exploração de madeira de lei, sem autorização do órgão ambiental. Em uma mata nas proximidades da sede da propriedade rural, a PMA encontrou cinco árvores derrubadas da espécie Aroeira (espécie protegida por lei), que eram exploradas sem licenciamento do órgão ambiental.

As árvores exploradas estavam sendo transformadas em postes e estacas para uso em cercas da fazenda. Foi apreendida toda a madeira protegida resultante das árvores derrubadas.

O proprietário rural, de 52 anos, residente em Guia Lopes da Laguna foi autuado administrativamente e multado em R$ 2.500,00. Ele também responderá por crime ambiental, que tem pena prevista de um a dois anos de reclusão.

A espécie vegetal aroeira é protegida por lei. A portaria 83-N de 1991 do IBAMA proíbe o corte da “aroeira” e algumas outras espécies de madeiras nobres, sem plano de manejo, que precisa ser aprovado pelos órgãos ambientais. Inclusive, em desmatamentos autorizados, essas espécies não podem ser cortadas.