Folha.com | 18 de maio de 2011 - 10:51

Projetista de Senna culpa pneu furado por acidente fatal

Projetista do Williams que Ayrton Senna pilotava no GP de San Marino em 1994, Adrian Newey aponta o furo de um pneu como uma possível causa do acidente que matou o piloto brasileiro.

"O carro saiu de traseira. O pneu traseiro direito provavelmente furou com os detritos da pista. Se tivesse que escolher uma única causa, seria essa", afirmou Newey, em entrevista ao jornal britânico "Guardian".

Valdrin Xhemaj-07.mai.2011/Efe Adrian Newey conversa com o piloto australiano Mark Webber

O projetista diz que nunca ninguém saberá o que realmente aconteceu antes da batida na curva Tamburello.

"Não há dúvidas que a coluna de direção se rompeu. A grande questão é se foi pelo acidente ou o que causou o acidente", disse o projetista de maior sucesso na F-1.

Ele projetou o Red Bull que domina o atual Mundial e seus carros conquistaram 119 GPs, sete títulos de Construtores e seis de Pilotos.

Newey afirmou que quase interrompeu a carreira após o acidente com Senna.

Ele conta que, ao lado de Patrick Head, diretor técnico da Williams, ficava se perguntando se eles gostariam de permanecer no automobilismo. "Nós gostaríamos de nos envolver em um esporte no qual pessoas morrem em algo que você criou?"

Newey foi acusado, e considerado inocente, pela morte de Senna pela Justiça da Itália. Em 2007, a Suprema Corte do país apontou Head como responsável por homicídio culposo (sem intenção) pela morte de Senna.

O dirigente, no entanto, não cumpriu pena porque o crime já estava prescrito.