Campo Grande News | 17 de maio de 2011 - 10:33

Programas vão qualificar mais de 1,7 mil trabalhadores em MS

Por meio dos programas Planteq (Plano Territorial de Qualificação) e Planseq (Plano Nacional de Qualificação para Setor Sucroalcooleiro), mais de 1,7 mil trabalhadores serão qualificados em Mato Grosso do Sul no setor industrial e sucroalcooleiro.

Pelo Planseq, serão qualificados 897 trabalhadores e 825 pelo Planteq. Os números foram divulgados na tarde de hoje em evento realizado na Governadoria. O ministro do Trabalho, Carlos Luppi, era esperado, mas cancelou a agenda.

Integrante do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), Alessandro Comper representou o ministro e destacou que, das nove regiões de Mato Grosso do Sul, sete registraram alta de empregos no último ano.

“No ano passado foram gerados 15 milhões de empregos no País, sendo 2 milhões apenas em dezembro. Mas isto não é suficiente, pois falta qualificação. Por isso, todos os programas de qualificação do Ministério do Trabalho estão presentes em Mato Grosso do Sul e atenderam mais de 55 mil pessoas”, ilustrou Alessandro.

Mesmo com a alta na geração de empregos, o representante do ministério afirmou que em 2010 caiu o número de postos de trabalho criados na agricultura em virtude da mecanização no campo.

Por conta disso, o Planseq, explica Alessandro, vem para qualificar os trabalhadores a fim de mantê-los empregados no campo.

O governador André Puccinelli (PMDB) destacou a importância dos programas e afirmou que foram investidos cerca de R$ 2 milhões no setor em Mato Grosso do Sul do ano passado.

Puccinelli ainda destacou que o governo do Estado solicitou cerca de 8 mil vagas para cursos de qualificação por meio do Planteq e 7,9 mil através do Planseq.

Os passos para inscrição, além da programação dos 13 cursos, como operador de máquina e trator, que serão aplicados em pelo menos 16 municípios, poderão ser acompanhados pelo site da Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul), que é funtrab.ms.gov.br, ou por meio do telefone 3320-1375. O prazo para inscrições deve ser aberto até o mês que vem.

Do total da meta, serão destinados 70% das vagas aos trabalhadores de empresas afetadas por processos de modernização tecnológica e 30% para trabalhadores desempregados.

Crescimento - A demanda por qualificação no segmento sucroalcooleiro surge devido ao aquecimento no setor. Segundo informações do presidente da Biosul, Roberto Hollanda, MS é