Folha.com | 13 de maio de 2011 - 10:34

PF apreende 12 kg da matéria-prima de oxi no Acre

A Policia Federal no Estado do Acre apreendeu na tarde desta quinta-feira aproximadamente 12 kg de cocaína na forma de base livre. A substância é matéria-prima para produção da nova droga oxi, segundo a PF.

De acordo com investigação da polícia, a droga estava sendo transportada para o Estado do Espírito Santo, onde possivelmente seria manipulada e transformada no oxidado de cocaína.

A apreensão foi feita durante uma fiscalização de rotina na BR-364, a droga estava escondida na lataria do veículo. Os policiais federais usaram o novo aparelho de raio-X para localizar a substância entorpecente ocultada no interior do automóvel.

Um homem foi preso em flagrante. O carro e dinheiro também foram apreendidos.

NOVO CRACK

Assim como o crack, o oxi é um subproduto da cocaína, com a diferença de que tem em sua composição cal virgem e solventes como querosene e líquido de bateria.

"Estima-se que o oxi seja de três a quatro vezes mais poderosa que o crack, podendo levar à morte após um ano de consumo", disse o delegado Heliomar Franco, diretor do Dinarc (Divisão de Investigação do Narcotráfico).

No Brasil, a droga já foi apreendida em São Paulo, Paraná, Bahia e Acre.

  Divulgação   A droga estava escondida na lataria de um veículo abordado pela PF na BR-364