FCMS | 31 de julho de 2015 - 09:17 FEstin Bonito 2015

Bonito MS: Seminário reflete sobre caminhos criativos para as cidades no FIB

O “Seminário Economia Criativa – Roda de Conversa Caminhos Criativos para as Cidades” acontece hoje (sexta) e amanhã (sábado), das 9h às 11h30, no Galpão Chama Bonito. A economia criativa tem despertado a atenção por aliar imaginação e criatividade, podendo gerar renda com sustentabilidade. Além do secretário de cultura, turismo, empreendedorismo e inovação (Sectei), Athayde Nery, integram a roda de conversa Andrea Freire, Secretária Adjunta da Sectei; Thiago Arrais, coordenador de projetos do Instituto RessoArte e pesquisador de pontos de cultura/MS, Ricardo Câmara; o diretor-presidente da Fundação Nelito; e Câmara Rômulo Fraga, representante do Fórum Estadual de Cultura. A mediadora será Vânia Mugartt, secretária de cultura de Bonito.

O encontro vai destacar a economia criativa por sua multidisciplinaridade e fator de integração de setores e dimensões da sociedade. Compartilhar as experiências locais por meio do seminário, será uma forma de pensar em uma dinâmica econômica capaz de envolver bens e serviços culturais a partir da compreensão da nossa própria diversidade. O objetivo é gerar um ativo para a produção de riqueza para o Mato Grosso do Sul, além de criar novas oportunidades de emprego na área da cultura.

Já no sábado, a abertura do seminário será com Nelson Cintra, diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul; Henrique Ruas, um dos primeiros presidentes do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo de Bonito), e Marcos Dias Soares, publicitário com passagens em agências como DPZ, Salles Interamerican e MPM. Em seguida, uma palestra será ministrada por Matheus Dauzacker, Superintendente de Turismo da Sectei, que irá abordar o tema “Arranjo Produtivo Local do Turismo Rota do Pantanal Bonito”. Haverá ainda uma mesa redonda sobre “Competitividade da Rota Pantanal Bonito” com o engenheiro civil Roberto Mourão, consultor em elaboração, gerenciamento, planejamento e desenvolvimento de produtos e pólos turísticos; e Guilherme Rondon, músico e empresário. Juliana Salvadori, secretária de Turismo de Bonito, será a mediadora.

Durante o evento será apresentado o resultado de uma pesquisa online realizada pela Sectei e Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, em parceria com o Sebrae. O objetivo foi conhecer a opinião do trade turístico dos 16 municípios da Rota Pantanal Bonito.

O Galpão Chama Bonito fica na Rua 31 de Março, 1.671.