msn | 29 de julho de 2015 - 10:50

Platini anuncia candidatura à presidência da FIFA

O que era muito especulado se tornou oficial na manhã desta quarta-feira. O presidente da Uefa, Michel Platini, anunciou que vai concorrer à presidência da Fifa na eleição que vai definir o sucessor de Joseph Blatter no comando da entidade máxima do futebol mundial.

A eleição será feita pelo Conselho Extraordinário da Fifa em 26 de fevereiro de 2016 e vai definir quem irá suceder Blatter no comando da entidade. O suíço tomou a decisão de deixar o posto após as investigações de escândalos de corrupções e prisões de dirigentes da Fifa nos últimos meses.

Mandatário da Uefa desde 2007, Platini disse que o anúncio ocorre em um momento decisivo em sua vida e que ele vai agir apenas pelos "interesses do futebol".

"Isso é muito pessoal e tomei cuidado ao tomar essa decisão, porque pesei o futuro do futebol junto com o meu futuro", disse ele em comunicado para todas as 209 associações da Fifa.

"Eu estou sendo guiado e encorajado pelo apoio que muitos de vocês mostraram. Existem momentos na vida em que você precisa definir seu destino com suas próprias mãos, e estou em um desses momentos decisivos. É uma junção de meu futuro junto com o futuro da Fifa", completou.

"Durante a última metade de século, a Fifa teve apenas dois presidentes. Essa estabilidade extrema é um paradoxo com um mundo que tem experimentado mudanças radicais, com o esporte sofrendo consideráveis mudanças econômicas", continuou.

"Contudo, eventos recentes fizeram a força do governo da Fifa cair e repensar seu comando. Eu conto com seu apoio. Nós todos amamos o futebol e, por isso, juntos, vamos dar aos milhares de milhões de fãs do futebol a Fifa que eles querem: A Fifa exemplar, unida e que mostra solidariedade. A Fifa respeitável, como é o povo", finalizou.

A Fifa já tem dois candidatos confirmados ao cargo de presidente. Além de Platini, a lenda brasileira Zico já confirmou que vai lutar pelo comando da entidade.