Notícias MS | 27 de julho de 2015 - 08:01

Rota do Desenvolvimento fortalece o interior e transforma economia de Mato Grosso do Sul

A primeira edição da Rota do Desenvolvimento, que aconteceu de 21 a 23 de julho no município de Nova Andradina contou com a participação de 1023 pessoas – pequenos comerciantes, produtores rurais, potenciais empreendedores, empresários e representantes dos municípios – que usufruíram das 200 atividades gratuitas e serviços especializados oferecidos na estrutura montada no campus da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). A ação foi realizada pelo governo do Estado e Sistema S, em parceria com outras 40 entidades do setor produtivo de Mato Grosso do Sul, com o objetivo de fortalecer os municípios do interior e criar um novo paradigma de desenvolvimento, baseado na sustentabilidade, descentralização e diversificação.

“A Rota do Desenvolvimento é uma ação estratégica do governo do Estado e uma parceria inédita da administração estadual com o setor produtivo. É ainda um compromisso assumido pelo governador Reinaldo Azambuja de estabelecer uma nova economia para o Estado, promovendo o desenvolvimento equilibrado das regiões do interior, estimulando o crescimento das micro e pequenas empresas (MPEs) com sustentabilidade, ciência, inovação e tecnologia”, disse o secretário adjunto da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), Ricardo Senna. Ele representou o governador e o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Elias Verruck no evento.

“O governo estadual vestiu a camisa dos pequenos negócios, que representam 98% das empresas instaladas em Mato Grosso do Sul. Precisamos dar condições para que esses empreendedores, que são pequenos agora, vislumbrem um novo leque de oportunidades e possam, inclusive, se expandir”, afirmou Ricardo Senna. Ele lembrou ainda que a Rota do Desenvolvimento é um dos eixos de atuação do Programa de Apoio aos Pequenos Negócios (Propeq), que está ligado ao Plano de Desenvolvimento da Nova Economia Sul-Mato-Grossense (Pronova).