Boni Miranda - Bonito Informa | 12 de maio de 2011 - 15:47

Bonito terá mais uma Reserva Particular do Patrimônio Natural

O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) tornou pública a instauração de procedimento técnico e administrativo para a criação de cinco unidades de conservação (UC), da categoria Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN), em MS, entre elas a do “Rancho do Tucano”, localizado junto á Rodovia do Turismo nas proximidades da Ilha do Padre, em Bonito.

A RPPN é uma unidade de conservação criada em área particular, por ato voluntário do proprietário, que garante assim a conservação da totalidade ou de parte de uma área de sua propriedade. Não há perda dos direitos de propriedade e a gestão da área, incluindo seu manejo (uso) e proteção é realizada pelo proprietário.

Somente proprietários de terras, entre eles pessoas físicas, jurídicas, entidades civis ou religiosas podem requerer o reconhecimento total ou de parte de suas propriedades como RPPN, e não há limites de tamanho máximo ou mínimo.

A área deve possuir valor para a proteção da biodiversidade, importantes aspectos paisagísticos ou ainda características ambientais que justifiquem ações de recuperação capazes de promover a conservação de ecossistemas frágeis ou ameaçados.

As consultas públicas foram publicadas na edição de hoje (12), do Diário Oficial, disponível no endereço eletrônico www.imprensaoficial.ms.gov.br.

A consulta pública é refere-se também às propriedades: “Estância Ambiental Quinta do Sol”, no município de Corguinho; “Fundão”, no município de Costa Rica; “Vale do Sol II”, no município de Ribas do Rio Pardo e “Cabeceira da Lagoa”, também no município de Corguinho.