Correio do Estado | 13 de maio de 2015 - 08:45 comemoracoes

Nove municípios comemoram aniversário nesta quarta-feira

Nove municípios de Mato Grosso do Sul (MS) comemoram nesta quarta-feira (13), aniversário de emancipação política. São as cidades de Angélica, Aral Moreira, Eldorado, Deodápolis, Bodoquena, Itaquiraí, Sete Quedas, Tacuru e Mundo Novo.

Angélica

O Município de Angélica que foi criado no dia 13 de maio de 1976, comemora nesta quarta-feira (13), 39 anos de emancipação política.

O município foi criado desmembrando-se da cidade de Dourados. A cidade que já foi uma grande produtora cafeeira, hoje tem sua economia baseada na cultura de cana-de-açúcar e na criação de gado. 

A grande transformação do município começou com a instalação na cidade de uma usina de álcool e açúcar que emprega trabalhadores de toda a região e trouxe para a cidade uma nova realidade, inspirado os empresários, comerciantes e empreendedores a contratar mais funcionários para atender a população crescente e investir no comercio local, fortalecendo a economia do município.

 As comemorações do 39º aniversário de emancipação política do município começaram na última quarta-feira (06) com a abertura da 36ª Festa do Peão de Angélica, que foi realizada todos os dias com portões abertos e levou um grande público para prestigiar as montarias. 

Aral Moreira

O Município de Aral Moreira que foi criado no dia 13 de maio de 1976, comemora nesta quarta-feira (13), 39 anos de emancipação política.​

Eldorado

O município de Eldorado completa 39 anos de emancipação política nesta quarta-feira (13), mas a cidade comemorou ontem (12) com festa na rua e missa na Igreja Matriz.

Deodápolis

Há 39 anos foi criado o município de Deodápolis, abrangendo a Vila Deodápolis e comunidades adjacentes (Lagoa Bonita, Presidente Castelo, Vila União e Porto Vilma).

Bodoquena 

A cidade de Bodoquena completa 35 anos de emancipação política e para comemorar, estão programadas atividades que tiveram inicio na terça (12) - com a inauguração da unidade de processamento agroindustrial da Associação do Distrito de Morraria do Sul e comemoração do primeiro ano da Feira do Produtor - e prosseguem até domingo (17). Veja a programação:

13 de maio - Quarta-feira

08h - Hasteamento dos pavilhões

08h15 - Assinatura da ordem de serviços de praça pública (Vila Nova Bodoquena)

08h30 - Visita à construção da Unidade Básica de Saúde da Vila Memorial.

15 de maio - Sexta-feira
19h - Sessão solene na Câmara Municipal

20h - Apresentação da Banda Municipal

21 - Show com artistas da terra

23h - Show com grupo Geração Serrana

16 de maio - Sábado
15h - Futebol de campo: Alex e Yvan e banda x Amigos do Tabajara 
Local: Campo Jorge Lourenço Correa
23h - Show com Alex e Yvan

17 de maio - Domingo
09h - 2° Open Bodoquena de Jiu-jitsu
Local: Quadra Nazário Costa Campos
17h - Encerramento 2° Open Bodoquena de Jiu-jitsu

Itaquiraí

A festa de aniversário de Itaquiraí, que completará 35 anos nesta quarta-feira (13), será realizada nos dias 15, 16 e 17, no Pavilhão Municipal de Eventos, nos altos da rua Santo Caobianco, onde também haverão exposição de artesanato e praça de alimentação. Já o feriado deste 13 de maio foi transferido para o dia 18 de maio, atendendo solicitação das lideranças do setor comercial de Itaquiraí.

Sete Quedas

O Município de Sete Quedas que foi criado no dia 13 de maio de 1980, comemora nesta quarta-feira (13), 35 anos de emancipação política.

Tacuru

O Município de Tacuru que foi criado no dia 13 de maio de 1980, comemora nesta quarta-feira (13), 35 anos de emancipação política.

Mundo Novo

A cidade de Mundo Novo também completa 39 anos de emancipação politico-administrativa nesta quarta-feira (13), e para comemoração, a prefeitura, o Departamento de Cultura e Turismo e entidades assistenciais com apoio Câmara de Vereadores, Itaipu Binacional e Rádio Pantanal FM realizaram nos dias 08, 09, 10 de maio a 30 ª Festa das Nações na praça Oscar Zandavalli.

A 30ª Festa das Nações contou com mais de 20 mil pessoas durante os três dias, com várias apresentações de artistas regionais e shows com entrada franca.