Fabio Victorino/ Bonito Informa | 30 de abril de 2015 - 15:23 Festa Cancelada

Doença em cavalo adia 25ª Festa do Peão para junho em Bonito-MS

Está oficialmente adiada a 25ª Festa do Peão do Clube do Laço Nabileque na cidade de Bonito. O evento, que iria começar nesta sexta-feira (1º) e iria até domingo (3) foi cancelo devido  a confirmação da doença do mormo em um cavalo no município de Bela Vista-MS.

Todos os animais que são transportados no Estado devem passar pelo exame.

Em função do ocorrido a presidente do CLN, Janeten Schneider informou que a festa deverá ser nos dias 5, 6 e 7 de junho.

A Federação do Clubes de Laço MS publicou no site deles uma nota do Gerente de Inspeção  e Defesa Sanitária Animal - GIDSA.

'Informamos aos Clubes de laço, filiados a Federação de clubes de laço de MS, que hoje dia 30/04/2015 o presidente Elvio Borges Garcez esteve presente na reunião com presidente da IAGRO Luciano Chiochetta e demais autoridades competentes, no qual foi informado da obrigatoriedade do exame doMORMO e AIE (Anemia infecciosa equina), para emissão de GTA (Guia de trânsito animal).'

 

O mormo é uma doença que acomete equinos, moléstia altamente grave e infectocontagiosa, a doença pode ser transmitida a outros animais e ao homem, podendo causar a morte. A doença é letal em aproximadamente 95% dos casos quando se trata de asininos e muares, além de se espalhar com rapidez se não for controlado.

Os animais doentes podem transmitir a doença por meio do contato com as secreções e excreções que contaminam todo o ambiente. Os animais diagnosticados positivamente devem ser sacrificados, evitando o contágio em todo o plantel, e a área deve ser isolada.