O Globo | 16 de abril de 2015 - 09:56

Marca lança editorial infantil em manifesto pelos cabelos crespos

Meninas escolheram os acessórios que usariam - Quilombo Dos Meninos Crespos / Divulgação

Diante da dificuldade de encontrar acessórios apropriados para os cabelos crespos de suas filhas, a empresária Renata Morais resolveu criar uma marca para suprir a própria demanda. Assim surgiu a Lulu e Lili Acessórios, que hoje atende a todas as faixas etárias, com produtos dedicados à temática afro.

E para dar uma força na divulgação dos produtos, a empresária produziu o ensaio "7 meninas crespas" com os produtos criados por ela, todo fotografado na Pedra do Sal, marco da resistência negra no Rio de Janeiro. A ideia é, além de divulgar os produtos, reafirmar os valores da beleza afro:

- Pensei em fazer algo impactante. Não é só pelos acessórios, mas por toda a força de expressão que meu trabalho defende - comenta Renata. - Quando estimulamos as meninas assim, elas se vêem bonitas e se empoderam. Se investimos numa criança, criamos uma mulher empoderada. Ela se torna forte para enfrentar situações negativas que vão aparecer uma hora ou outra.

As sete meninas que estão no ensaio têm idades entre 3 e 4 anos, incluindo a filha mais nova de Renata. As outras são filhas de amigas e clientes da marca. O trabalho foi feito em parceria com o projeto Quilombo dos meninos crespos e a empresária garante que as crianças ficaram à vontade durante toda a sessão.

- Cheguei com uma mala de peças e elas escolheram as que mais gostavam. Também não pedimos que fizessem pose, porque a ideia era ter o resultado mais espontâneo possível - conta.