Bonito Informa com Lucas Barros - Farmacêutico | 16 de abril de 2015 - 09:03 Dica Farmácia Drogacruz

Boas razões para deixar de limpar os ouvidos com cotonetes

Muitas pessoas fazem isso como parte da sua higiene pessoal, mas os especialistas não recomendam. Aqui explicamos por que e também damos algumas dicas para limpar e cuidar dos seus ouvidos.

Com o propósito de eliminar o acúmulo de cera dentro do ouvido, muitas pessoas, talvez você se encontre entre elas, frequentemente limpam os ouvidos  inserindo neles um cotonete ou palito com um algodão na ponta. O movimentam e cavam fundo até que a ponta saia completamente limpa. Apenas assim se sentem satisfeitos e completamente limpos. Mas, de acordo com especialistas, esta prática de higiene pode ocasionar mais danos do que benefícios.

É importante saber que a formação de cera é um processo natural, que serve para proteger os ouvidos. Por isso, tente eliminar o excesso de cera com cotonetes pode ser contraproducente.

Por Que Não Devem Ser Usados Cotonetes Nos Ouvidos:

Existem muito boas razões para descontinuar o quanto antes o prejudicial hábito de limpar os ouvidos com cotonetes. Entre elas:

É bom ter cera nos ouvidos. A cera não é o equivalente a sujeira que deve ser eliminada a todo o custo. Pelo contrário, forma uma camada protetora que protege a pele do canal auditivo (que é muito sensível). Também impede a entrada de água, poeira e sujeira. Se você remover toda a cera, toda essa sujeira tem a porta aberta e poderia penetrar no interior do ouvido.
A cera é também um antibiótico natural. Uma vez eliminada, você tem mais probabilidade de contrair uma infecção no ouvido.

Se o cotonete é exatamente do mesmo tamanho que o canal auditivo, pode empurrar a cera muito profundamente até o interior. E você, precisaria de ajuda profissional para resolver isso.
Se você empurrar o cotonete muito profundamente pode ter problemas com o equilibro ou para escutar. Vamos explicar por que. No final do canal auditivo se encontra a membrana do tímpano. Como está mais próxima da superfície do que se pensa, é fácil introduzir o cotonete além da conta, sem perceber. E se você fizer isso, pode comprimir este minúsculo, poderia danificar o ouvido interno, o que pode causar problemas de audição e de equilíbrio.
Mas ainda pior é se você chegar a perfurar a membrana do tímpano (que é muito delicada) com a ponta de um cotonete. Este acidente poderia exigir cirurgia e até mesmo poderia chegar a perder o sentido da audição no ouvido afetado (ou seja, poderia deixar de ouvir com esse ouvido).
Se o seu propósito ao utilizar um cotonete nos ouvidos é secá-los ou remover a água que ficou dentro, o melhor é aplicar um secador de cabelo em temperatura média até que a água evapore. Ou colocar algumas gotas de álcool no ouvido com um conta-gotas. Isso ajuda a água a se movimentar e então evapora.

E Sobre O Excesso De Cera?

Embora a cera dos ouvidos seja uma parte natural do sistema de defesa do corpo, pode ser que a produção seja excessiva e se forme um bloqueio que afetar a audição. Nesse caso, é preferível que você procure ajuda profissional para eliminá-la sem que surjam mais problemas.

Alguns sinais e/ou sintomas que poderiam sugerir um acúmulo excessivo de cera nos ouvidos incluem:

Dor em um ouvido.
Ruídos nos ouvidos.
Diminuição ou perda da audição no ouvido afetado.

O Que Você Deve Fazer:

Se você perceber esses sintomas, não tente eliminar a cera por conta própria, especialmente se você inserir um dispositivo no canal do ouvido, ou se você já teve uma cirurgia auditiva. Não utilize um aparelho para fazê-lo por conta própria, a menos que o seu médico tenha indicado.

Consulte o seu médico ou farmacêutico e se informe sobre limpeza de ouvidos, procedimento que  elimina a cera acumulada sem danificar o seu ouvido. Além disso, os sintomas mencionados talvez não tenham a ver com o acúmulo de cera. Podem ser sinais de outros problemas que o médico identificará e tratará.

Outros cuidados que você precisa ter com os ouvidos para mantê-los saudáveis:

Não limpe seus ouvidos nem introduza dentro deles chaves, clipes para papel, grampos de cabelo nem nenhum outro objeto pontiagudo.

Limpe-os por fora com a ponta de uma toalha.

Não nade ou mergulhe em águas contaminadas.

Evite submetê-los por um longo período de tempo a ruídos demasiado elevados.

Não coloque dentro deles objetos que não sejam especificamente para eles.

Lembre-se que, em geral, os ouvidos são muito sensíveis. Mas se você proporcionar os cuidados necessários estará contribuindo para mantê-los saudáveis e em boas condições.