Brasil Post | 15 de abril de 2015 - 14:27

Após chamar depressivos de 'covardes existenciais' apresentador é demitido do SBT

O SBT Santa Catarina confirmou a demissão do jornalista Luiz Carlos Prates. Comentarista do jornal SBT Meio Dia, ele afirmou no ar que pessoas que sofrem de depressão são "covardes existenciais".

O comentário de Prates, que é formado em Psicologia, foi ao ar no final do mês passado e se referia ao piloto Andreas Lubitz, responsável pelo acidente daGermanwings que matou 150 pessoas. Segundo a investigação, Lubitz sofria de depressão e jogou o avião contra o solo, nos Alpes Franceses.

A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), considerou as declarações do jornalista "desrespeitosas e irresponsáveis". De acordo com a nota publicada pela associação, o apresentador provoca "dano inestimável ao tratar com desdém a pessoa deprimida e ainda incentivar que os outros a tratem de forma grosseira e desprezível".

Velho conhecido dos catarinenses, Prates atuou por 32 anos na RBS TV, afiliada da Rede Globo em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Ele também foi afastado da emissora após um comentário feito em 2010, em que ele relacionava o aumento dos acidentes de carro à popularização dos automóveis.