MTur | 23 de mar�o de 2015 - 08:55 Relacao com o cliente

Turismo investe em inovação para ampliar a competitividade

Pedalando e Plantando Árvores em Bonito-MS (Foto: Lobo Guará Bike Adventure)

Para se destacar no mercado e ganhar o turista, empresas ligadas ao setor estão inovando nas relações com seus clientes. Os exemplos vão de um hotel que oferece câmeras panorâmicas, ao estilo Go Pro, para que seus hóspedes registrem a viagem; passando por um ônibus turístico anfíbio que passeia pelas ruas do Rio de janeiro e navega pela Baía de Guanabara, até uma companhia aérea que anunciou, na última semana, que passaria a permitir o embarque de cães e gatos na cabine de passageiros do avião. 

No turismo brasileiro, a adoção de medidas criativas é uma tendência. E a tecnologia tem se mostrado o grande motor desse mercado de inovação. A cada dia surgem novos aplicativos para celulares com informações sobre viagens, que comparam preços e alertam sobre promoções. O turista estrangeiro que visita o Rio de Janeiro tem à disposição cardápios de restaurantes digitais em inglês e espanhol. Se o destino for alguma cidade do Nordeste, a agenda de shows e eventos, hospedagem e restaurantes pode ser consultada pelo celular. 

“Ser inovador significa compreender as tendências do mercado, antecipar as mudanças e se preparar para gerar valor ao seu público, tonando-se mais competitivo como destino turístico”, diz Helena Costa, assessora especial do Ministério do Turismo. As iniciativas, segundo ela, fortalecem o turismo como vetor econômico de desenvolvimento do país. “Iniciativas simples podem dar novo fôlego ao negócio, reduzir custos, conquistar o cliente aumentar o faturamento de uma empresa”, disse. 

Experiências mais amplas, que envolvem segmentos do Turismo, começam a despontar pelo país. Em Minas Gerais, o Instituto Inhotim, que integra natureza e arte contemporânea, impressiona por ser o primeiro museu a céu aberto do mundo. No Rio Grande do Sul, um passeio que mistura fauna, cultura e história foge dos típicos passeios às fábricas de chocolates: turistas do Parque Gaúcho de Gramado visitam também o zoológico. Um hotel alternativo em Campos do Jordão (SP) oferece um programa de “desintoxicação digital” e sugere que o hóspede deixe de lado o celular, o computador e a internet para curtir a estadia – e tem feito sucesso. 

No Mato Grosso do Sul, um passeio de ecoturismo encanta viajantes ao oferecer um passeio de bicicleta pelas belezas naturais da região ao mesmo tempo que incentiva a plantação de mudas de árvores pelo caminho. Em Socorro (SP), um hotel fazenda desenvolveu equipamentos de segurança para que paraplégicos e tetraplégicos possam realizar atividades de aventura como tirolesa e cavalgada. Já Recife e Fernando de Noronha tornaram algumas praias acessíveis a cadeirantes e pessoas com mobilidade física reduzida. 

Turismo responsável 

Práticas inovadoras voltadas para a responsabilidade social e sustentabilidade também têm se destacado no setor. Hoje já é possível encontrar hotéis totalmente adaptados para pessoas com necessidades especiais, como um hotel de Gramado. 

A preocupação com a preservação do meio ambiente também ganhou destaque. Um dos maiores parques aquáticos do Brasil, localizado no interior de São Paulo, tem conseguido evitar o desperdício com a reciclagem dos milhões de litros d’água que abastecem todo o complexo. Outro grande parque temático de Pernambuco inovou com a primeira roda panorâmica iluminada com LED e um programa de coleta seletiva de lixo. 

Investimento 

Mesmo com o desenvolvimento das ações nos mais diversos setores, a inovação no turismo ainda é um desafio para o Brasil. De acordo com a doutora em desenvolvimento sustentável pela Universidade de Brasília e especialista em turismo e inovação, Daniela Rocco, é mito dizer que inovação é uma estratégia cara. Segundo ela, é preciso investir em pesquisas científicas que envolvam o setor. 

Com esse propósito, os ministérios do Turismo e da Ciência, Tecnologia e Inovação firmaram no fim do ano passado uma parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que oferecerá bolsas para pesquisadores do tema no Brasil e no exterior, com abrangência para estudantes de diversos campos do conhecimento. 

“O turismo é capaz de aprimorar, através da inovação, a produtividade, a eficiência e a oferta turística brasileira”, disse o ministro Vinicius Lages. “Precisamos reforçar o conceito de cidades inteligentes enquanto destinos turísticos inteligentes”, disse.