Assessoria | 6 de mar�o de 2015 - 08:37 ICMBio

Serra da Bodoquena recebe 600 inscrições para monitoramento, confira os selecionados

Serra da Bodoquena recebe 600 inscrições para monitoramento

Este ano a primeira etapa do Monitoramento da Biodiversidade no Parque Nacional da Serra da Bodoquena, realizado pelo ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade ocorrerá nos meses de Março e Abril.

Em 2014 foram realizadas outras três etapas, 2015 começou a todo vapor com o processo de seleção de voluntários para os períodos de 20 a 29 de março e 11 a 20 de abril nas áreas do PARNA.

Em cerca de 15 dias de inscrições online, se inscreveram ao todo 600 voluntários de diversas partes do Brasil, Paraguai, Colômbia e Estados Unidos. O Programa teve 04 inscrições internacionais, 60 no Mato Grosso do Sul e 530 de outras regiões do Brasil. 

CONFIRA OS SELECIONADOS AQUI.

Segundo o Chefe do Parque, Sandro Pereira “foram muitas inscrições e, claro que isso nos deixa felizes pois mostra que o Parque Nacional da Serra da Bodoquena vem sendo reconhecido e conhecido em todo o país. Ações como essa incentivam o respeito ao meio ambiente e áreas protegidas além de incentivarem diretamente o crescimento do número de pesquisas na Serra da Bodoquena”.

Para Fernando Correia Villela, Analista Ambiental fica evidente “a certeza de que seguimos um bom caminho na gestão da UC, e que além da experiência única de aprendizado que proporcionaremos aos voluntários também divulgaremos o PARNA como forma de mostrar que todos podem participar e conhecer as riquezas da região”.

Por último a Analista Ambiental, Nayara Stacheski afirmou que “é um trabalho que começamos recentemente, temos muito a caminhar e conhecer na Serra da Bodoquena, é muito bom vermos que alunos de diversas universidades do país e pessoas da comunidade local estão participando do trabalho voluntário no Parque Nacional. Temos a certeza que serão dias de muito trabalho e troca de experiências, conhecimentos e acima de tudo aprendizado para todos os envolvidos”.

Cabe ressaltar como forma de mostrar o crescimento e abrangência do Programa de Voluntariado do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, que na primeira etapa do teve cerca de 20 inscritos, na segunda etapa 40 inscritos, na terceira 60 inscritos todos do Mato Grosso do Sul, cidades de Campo Grande, Aquidauana, Dourados e Bonito.

Durante o trabalho serão percorridas as trilhas da Fazenda Santa Fé e Marambaia, uma em Bonito e outra cidade de Jardim. Serão 43 voluntários que se dividirão com os seguintes bioindicadores: Plantas Lenhosas, Espeleologia, Borboletas, Aves e Mamíferos. Os voluntários juntamente com os analistas ambientais vão percorrer todos os dias cerca de 07 km e ficarão acampados no Parque Nacional.

O Programa de Voluntariado no Parque Nacional da Serra da Bodoquena é realizado pelo ICMBio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e conta com o apoio da ONG Fundação Neotrópica do Brasil.