Assessoria de Bonito | 4 de mar�o de 2015 - 08:43 Turismo

BONITO-MS: Voucher único é exemplo para outros destinos turísticos do Brasil

Bonito é reconhecido mundialmente como o melhor destino de ecoturismo

O prefeito Leleco Brito (PT do B) recebeu na última semana a visita do prefeito do município de Brotas (SP), Orlando Barreto, para dialogar sobre o modelo de gestão em turismo da cidade sul-mato-grossense. O encontro contou com a participação da iniciativa privada da cidade paulista, que deseja implantar várias ações já testadas em Bonito-MS, entre elas, o voucher único.

Bonito é reconhecido mundialmente como o melhor destino de ecoturismo. Para Leleco Brito, o poder público divide esse prêmio com a iniciativa privada. “Sempre tenho em mente que não devemos atrapalhar a iniciativa privada, que ela deve se organizar, por meio de conselhos, por exemplo, e expor suas necessidades e também ter o seu empreendedorismo. Nós temos um modelo de gestão turístico ambiental descentralizado. Para que isso funcione é preciso que exista uma política pública empenhada, uma câmara de vereadores disposta a trabalhar e um conselho de turismo forte”, explicou o prefeito de Bonito.

Brotas tem 22 mil habitantes e está localizada bem no centro do estado de São Paulo, no coração de uma das regiões mais desenvolvidas no país. Dotada de uma posição geográfica estratégica e privilegiada, vêm assumindo um novo caminho e desponta no contexto ecoturístico nacional, com muitos rios e cachoeiras. “Nosso objetivo com essa visita é observar o voucher, ver o programa, como vocês trabalham e tentar implantar isso em Brotas”, afirmou o prefeito Orlando Barreto.

O voucher é um programa que permite a reserva e a compra de passeios turísticos por meio de um único programa. Por meio deste mecanismo é ainda possível controlar a quantidade de visitantes e vendas para determinado passeio, protegendo dessa forma também o meio ambiente. Em 2014, a prefeitura implantou o voucher único no Balneário Municipal, uma conquista que transformou a história de Bonito. “Conseguimos moralizar o Balneário. Antes não havia um controle, essa foi uma grande vitória para a nossa gestão”, acredita Leleco.