Luciana Garcia - Bonito Informa | 9 de maio de 2011 - 16:31

Prefeitura e Polícia Militar celebram convênio antidrogas em Bonito

O prefeito de Bonito, José Arthur Figueiredo assinou hoje, 09 de maio, um convênio que garante trabalho conjunto entre a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e a Polícia Militar pelos próximos 12 meses. O objetivo é desenvolver uma ação preventiva de combate à violência escolar e ao uso de drogas em toda a rede municipal de ensino.

O termo de cooperação é parte do Programa Educacional de Resistência às Drogas, PROERD, que tem um caráter social e preventivo posto em prática em vários estados do Brasil, pelo poder público e por policiais militares selecionados, que passam por treinamento específico. Em Bonito, o público alvo são os adolescentes que estejam cursando o quinto ano do Ensino Fundamental nas escolas municipais.

Na prática, desde a sua criação, o maior objetivo do programa é possibilitar o reconhecimento pelos adolescentes de situações que possam comprometer sua segurança e saúde, ensinando procedimentos a serem adotados em situações de emergência ou quando ocorrerem eventos inesperados, além das primeiras noções de habilidades vitais essenciais, como dizer não e pedir ajuda.

Segundo o prefeito, o convênio é muito importante principalmente em função do seu caráter preventivo e porque deve auxiliar o amplo trabalho que está sendo realizado pelo Conselho Municipal Antidrogas. “É claro que nós precisamos investir em prevenção, e o PROERD serve como um alerta para as nossas crianças e adolescentes, além de intensificar todo o trabalho que o Conselho Municipal Antidrogas vem realizando nesse sentido de combate às drogas e do caminho a não violência nas escolas”, finalizou José Arthur.