MIDIA MAX | 21 de dezembro de 2014 - 14:37 VERÃO CHEGOU

Verão começa neste domingo e terá temperatura e chuva acima da média em MS

A estação mais quente do ano começa neste domingo (21) às 20h03. Em Mato Grosso do Sul, o verão deve ser marcado por temperaturas e chuvas acima da média em várias regiões.

Como em todos os anos, a expectativa é de episódios de veranico, com temperaturas altas, umidade baixa e escassez de chuva. A estação termina no dia 20 de março.

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul), há possibilidade de atuação de um evento de ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) entre os dias 5 e 15 causando muitas chuvas no Estado.

As temperaturas ficarão de normal a acima da média histórica. Na região centro-leste as temperaturas ficarão em torno de 2°C a 3°C acima da média. As chuvas também devem ficar acima da média histórica para praticamente todas as regiões e um pouco abaixo da média em Porto Murtinho, Bonito, Aquidauana e cidades próximas.

Previsão

Em janeiro, as temperaturas devem ficar dentro da média histórica na maioria das regiões. A exceção fica para as cidades de Porto Murtinho, Jardim, Bonito e Bodoquena que terão temperaturas acima da média. Já as chuvas, devem ficar acima da média exceto no extremo norte e parte da região oeste. 

Em fevereiro, as temperaturas ficarão acima da média histórica na região de fronteira com a Bolívia e Paraguai, nos municípios de Porto Murtinho, Bela Vista, Ladário e Corumbá. Para a região sul, a previsão é de temperaturas até 2°C mais altas. Na região norte e do bolsão a tendência é de temperaturas mais baixas que a média. Já em Campo Grande, a temperatura máxima fica em torno dos 34°C.

As chuvas ficam acima média histórica, principalmente na região sul, sudoeste e parte da região central. Na região norte e bolsão a tendência é de chuvas abaixo da média.

Para março, a previsão também é de calor a acima da média histórica. Na região centro-sul a temperatura pode ficar até 2°C acima da média. Na região leste há possibilidade de temperaturas até 4°C acima da média.

Já as chuvas, devem ficar abaixo da média histórica em todas as regiões, principalmente no extremo norte de MS. Em Campo Grande, a tendência é de chuva chover abaixo de 151,5 mm, que é o histórico para março.