Assessoria de Comunicação/Bonito MS | 27 de novembro de 2014 - 09:53 Bonito MS

Secretário de Produção e Desenvolvimento Rural participa de encontro do Programa Leite Forte

O programa tem como objetivo fomentar a produção leiteira de Mato Grosso do Sul e fortalecer todos os elos da cadeira produtiva do leite

O secretário de Produção e Desenvolvimento Rural, João Ubaldo de Andrade participou ontem de um encontro com representantes do Programa Leite Forte. Na ocasião, o governo do Estado apresentou os resultados do projeto, que foi lançado em 2012 e é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur).

O programa tem como objetivo fomentar a produção leiteira de Mato Grosso do Sul e fortalecer todos os elos da cadeira produtiva do leite, resultando em aumento de produção e produtividade. O evento contou com a presença de prefeitos, lideranças do agronegócio, técnicos e produtores rurais, além do governador André Puccinelli.

O secretário João Ubaldo de Andrade representou a Prefeitura de Bonito e a bacia leiteira do município no evento. A Secretaria Municipal de Produção e Desenvolvimento Rural de Bonito participa do Programa Leite Forte em duas frentes: ao receber resfriadores por meio da Agaer e com o convênio Bonileite, parceria que cede um trator para a ampliação e recuperação das pastagens. Segundo o secretário, o programa é de extrema importância para Bonito. “Os pequenos produtores rurais são beneficiados e tem a sua renda familiar garantida”, afirma.

O programa

Desde seu lançamento, já foram investidos mais de R$ 40 milhões de recursos próprios do governo do Estado na aquisição de veículos, resfriadores, kits de irrigação e maquinário para estruturar, capacitar e fomentar a cadeia produtiva. Atualmente o Programa está presente em 70 municípios e atende aproximadamente 4,6 mil produtores. O secretário Nacional de Irrigação, do Ministério da Integração Nacional, Guilherme Ferreira da Costa, afirmou que esta política muda a vida das famílias envolvidas e contribui de forma decisiva para o desenvolvimento no campo. “Isto mostra que temos responsabilidade, e que atitudes como esta não podem ser interrompidas. Projetos assim têm que ser enaltecidos, pois o potencial de Mato Grosso do Sul é muito grande”, garantiu.

Na ocasião foram entregues também mais 51 veículos que serão utilizados na coordenação e assistência técnica do Leite Forte. Ao todo já são mais de 130 veículos disponibilizados, além de resfriadores, ordenhadeiras, notebooks, tablets, entre outros equipamentos.