90MIN. | 20 de novembro de 2014 - 19:40 FUTEBOL

Tite pode não ir para o Corinthians em 2015. Saiba mais!

Histórico técnico do Corinthians, Tite está apalavrado com o candidato Roberto de Andrade para voltar a comandar o Timão depois de um ano sabático. Só que a demora no processo eleitoral, que ocorrerá em fevereiro, fará com que o Corinthians ganhe um concorrente de peso na corrida para fechar com o treinador: o Internacional.

Assim como ocorre com o Timão, o Colorado não tem técnico definido para 2015. A diferença óbvia entre os casos é que Abel Braga tem uma história muito mais vencedora pelo Inter do que Mano pelo Corinthians, o que dá a ele uma linha de crédito maior. A não-classificação para a Libertadores no ano que vem - especialmente se o Grêmio conquistar uma das vagas - deixaria o clima entre técnico e torcida insustentável. E é aí que entra Tite, técnico com história no clube gaúcho, pelo qual foi campeão da Sul-Americana em 2008.

Com Mano Menezes já descartado para a próxima temporada, o Timão precisa deixar um pouco de lado as questões políticas para não comprometer o futebol em 2015. Sem Tite, os nomes disponíveis no mercado são apenas razoáveis e não há grandes alternativas no Brasil. Um técnico estrangeiro não está descartado, embora os dirigentes temam que haja um efeito parecido com o de Ricardo Gareca no Palmeiras.

Parte dos dirigentes corinthianos prefere outro nome que não o do treinador campeão do Mundo com o Timão. A justificativa é simples: desde que subiu da série B, em 2009, o Corinthians modificou seu DNA e encontrou um estilo de jogo excessivamente pragmático. Sem os títulos que marcaram boa parte desse período, entendem que é hora de renovar. Mas se quiser mesmo a volta de Tite, é bom correr.