Folha.com | 9 de maio de 2011 - 11:10

Fora da Libertadores, Grêmio vence e aumenta ressaca do Inter

Após a dupla eliminação na Libertadores, o Grêmio venceu o Inter por 3 a 2 no primeiro jogo da decisão do Campeonato Gaúcho, neste domingo, no estádio Beira Rio.

Com a derrota, o time de Paulo Roberto Falcão precisará vencer por dois gols de diferença no segundo confronto para ficar com o título. Em caso de vitória colorado por 3 a 2, a decisão irá para os pênaltis.

Em caso de igualdade na soma dos dois placares, o regulamento para a final do Campeonato Gaúcho prevê peso maior para o gol marcado fora de casa. Por isso, o Grêmio poderá empatar ou perder por até 2 a 1 que mesmo assim fica com o título.

Na primeira etapa, marcaram Andrezinho para o Inter e Júnior Viçosa para o Grêmio. No segundo tempo, Leandro virou para o Grêmio, Leandro Damião empatou e Júnior Viçosa colocou o time tricolor novamente na frente.

Os dois times vieram à campo com a ressaca da eliminação na Taça Libertadores. Durante a última semana, o Grêmio caiu no Chile diante a Universidad Católica e o Inter perdeu em casa para o Peñoral.

Caso os dois times avançassem na competição sul-americana, haveria uma sequência de quatro Gre-Nais --os dois da final da Gaúcho e dois pelas quartas de final da Taça Libertadores.

Sem a Libertadores, Paulo Roberto Falcão e Renato Gaúcho mudaram suas equipes para o primeiro duelo decisivo no estadual.

Do lado gremista, Leandro e Júnior Viçosa formaram o ataque. Com isso, o ex-são-paulino Borges foi para o banco de reservas.

Já o ex-comentarista da Globo, voltou a escalar o Inter no 4-4-2. Para isso, sacou o meia Oscar e colocou Rafael Sobis ao lado de Leandro Damião.

O JOGO

O Inter começou o jogo com mais posse de bola e marcando presença no campo defensivo gremista. A postura rendeu frutos logo aos 8min, quando Leandro Damião tocou para Rafael Sobis, que deixou passar e Andrezinho bateu de primeira fazer 1 a 0.

Com a desvantagem, o Grêmio partiu para cima e criou dois lances de perigo em sequência. No primeiro, Renan saiu nos pés de Júnior Viçosa e ficou com a bola. Na segunda tentativa, o goleiro colorado espalmou chute de Escudero de fora da área.

Apesar do volume ofensivo, o técnico Renato Gaúcho mostrava insatisfação no banco de reservas --provavelmente pelos espaços que o Grêmio deixava na defesa.

Foi justamente aproveitando esses buracos deixados por Fábio Rochemback e Fernando --que atacavam juntos em todos os lances-- que o Inter quase ampliou. No contra-ataque mais perigoso, de três colorados contra um gremista, Marcelo Grohe salvou o Grêmio defendendo chute de Andrezinho.

Com o passar do tempo, o Grêmio passou a atacar de forma mais ordenada e foi assim que conseguiu igualar o marcador. Aos 39min, Fábio Rochemback de um passe por cima da defesa colorada, Renan saiu em falso e Júnior Viçosa tocou de cabeça por cima do goleiro do Inter.

No primeiro minuto do segundo tempo, o Grêmio virou o jogo --traduzindo a superioridade que demonstrou no final da primeira etapa. No lance, o atacante Leandro recebeu passe na grande área e bateu de bico para vencer o goleiro Renan.

Jogando na casa do rival e com a vantagem, o Grêmio passou a se fechar e jogar nos contra-ataques. No desespero, Paulo Roberto Falcão ainda tirou D'Alessandro e Rafael Sobis para as entradas de Oscar e Cavenaghi e acabou ouvindo vaias de parte da torcida colorada.

As mudanças não surtiram efeito e o Grêmio continuou a criar as principais chances de gol. Apesar disso, após um cruzamento mascado na área, Leandro Damião subiu livre e empatou a partida.

Quando o jogo parecia que terminaria empatado, Lúcio deu excelente passe para Júnior Viçosa --que de fora da área percebeu Renan saindo do gol e o encobriu com um leve toque de cabeça.

No final da partida, o argentino Escudero matou um ataque do Inter com falta e acabou expulso de campo. Apesar da superioridade numérica, já não havia mais tempo para a reação do Inter no jogo.