Assessoria | 30 de outubro de 2014 - 12:22 Neotrópica - Bonito MS

Bonito recebe coordenador do Prêmio ANA para conhecer a Fundação Neotrópica do Brasil semifinalista

(Foto: Fund. Neotrópica)

Horácio Figueredo, Chefe de Gabinete da Agência Nacional de Águas (ANA) e Coordenador do Prêmio ANA , chegou nesta quarta-feira (29) em Bonito (MS) para conhecer de perto as ações da Fundação Neotrópica do Brasil, que foi selecionada como semifinalista  ao Prêmio ANA 2014.

Desde 2006, a cada dois anos, a Agência realiza esta premiação com o objetivo de reconhecer o mérito de iniciativas que se destaquem pela excelência de sua contribuição para a gestão e o uso sustentável dos recursos hídricos do País. Este ano, com 452 trabalhos inscritos, o Prêmio ANA 2014 bateu o recorde de inscrições.

A Neotrópica é uma das cinco semifinalistas ao prêmio, na categoria ONG, entre mais de 80 propostas submetidas. Outras seis categorias são:Empresas, Ensino, Governo, Imprensa,Organismos de Bacia e Pesquisa e Inovação Tecnológica.

A Fundação Neotrópica do Brasil (FNB) é uma organização não governamental, com sede em Bonito – MS que atua há 21 anos atua em prol da conservação da natureza na região. Desde então realizou mais de 40 projetos, com destaque para o Programa de Conservação e Recuperação da Bacia do Formoso, concorrente desta premiação. Este Programa foi iniciado em 2003 e contou com a parceria de diferentes instituições locais, incluindo o Ministério Público Estadual (Promotoria de Bonito), Prefeitura Municipal de Bonito (Secretaria de Meio Ambiente), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (PNSBd), Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de MS e Instituto de Meio Ambiente de MS, além da fundamental e efetiva participação dos produtores rurais. As ações do Programa buscaram garantir a manutenção da qualidade das águas, beleza cênica e biodiversidade, em toda a Bacia do Rio Formoso.

Ao longo dos 10 anos de execução o Programa de Conservação e Recuperação da Bacia do Formoso contou com o patrocínio de empresários locais, Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Fundo Nacional de Meio Ambiente/MMA e Subprograma de Projetos Demonstrativos (PDA)/MMA.

A escolha dos finalistas será anunciada entre 3 e 5 de novembro e os vencedores serão anunciados na cerimônia de premiação marcada para 3 de dezembro em Brasília. O Prêmio ANA é patrocinado exclusivamente pela Caixa Econômica Federal.