Fabio Victorino/Bonito Informa | 22 de outubro de 2014 - 18:53 Vai pode ser tratado em casa

Menino João Lucas ganha respirador especial locado pela prefeitura de Bonito

Aparelho Trilogy 100, locado para tratamento de João Lucas

A família de João Lucas, comemorou nesta quarta-feira (22) mais um passo para o tratamento desta criança de oito meses que enfrenta uma doença imunológica ainda não identificada e que está internado há 5 meses e meio no hospital regional de Campo Grande.

Finalmente chegou o aparelho respirador Trilogy para uso exclusivo do João Lucas locado pela Prefeitura Municipal de Bonito. Foi decidido pela locação do aparelho por tempo indeterminado até fazer uma licitação para a compra definitiva do respirador.

Outro motivo de felicidade dos pais de João Lucas é que ele vai pra casa em breve, foi liberado o Home Care (Assistência Domiciliar), já estão montando uma equipe, ele irá precisar de técnico de enfermagem 24 hrs, enfermeiro visitador, pediatria, nutricionista, fisioterapia e fonoaudióloga.

Segundo a mãe, Mônica Bessa, os aparelhos cough assist, aspirador e oxímetro ainda está correndo o processo, mas com as doações de voluntários eles poderão comprar o aspirador e alugar o oxigênio até desenrolar o processo, assim como os insumos (gase, sonda, equipo, frasco, dieta) tudo pode ser comprado com doações.

Todos os processos já têm liminar, mas ainda com os prazos de lei somente o Home Care que o juiz já fez a apreensão do valor.

Mônica está muito esperançosa, assim como o restante dos familiáres de João Lucas e ela aproveitou para agradecer todos que ajudaram até o momento.

"Eu gostaria de agradecer a todos que nos ajudaram, apoiaram, abraçaram a causa do meu filho sem julgamentos, sem críticas, dizer que uma mãe nunca esquece o bem que se faz a um filho e eu nunca teria palavras nem gestos suficientes para agradecer a todos que nos ajudaram. Meu filho hoje é um milagre, não tem diagnóstico, mas é uma bênção. Passei por coisas que nunca imaginei, dores que nunca imaginei que conseguiria suportar e hoje vejo que estamos chegando na reta final, chegando na porta de casa.. Quero muito agradecer mesmo de coração, se hoje ele esta tão bem devo isso a cada um, se hoje temos uma previsão de alta e eu posso comprar tudo que está faltando eu devo isso a cada um que me ajudou. Só tenho agradecimentos e que a próxima semana possa mandar fotos e agradecimentos dele em casa mesmo. Se falasse mil vezes obrigada seria ainda muito pouco dentro da gratidão que tenho por cada um."

Após João Lucas conseguir alta para fazer o tratamento em casa, a próxima etapa é ir para São paulo fazer uma biópsia muscular, este exame custa cerca de 9 mil reais, esse é o último exame que pode ser feito no Brasil para tentar fechar algum diagnóstico.

A família mora em Bonito, mas precisaram mudar para Campo Grande por conta do tratamento e lá devem permanecer por mais um ano aproximadamente.