Imasul | 20 de outubro de 2014 - 15:23 Mato Grosso do Sul

IMASUL aprova Roteiro Metodológico para Elaboração dos Planos de Manejo das Unidades de Conservação

O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) publicou na última quinta-feira (17) aprovação do Roteiro Metodológico para Elaboração dos Planos de Manejo das Unidades de Conservação Estaduais do Mato Grosso do Sul.
Em breve estará disponível para consulta pública, na íntegra, a principal ferramenta orientada para dar suporte à gestão e monitoramento das Unidades de Conservação estaduais. O roteiro define diretrizes que orientem a produção dos planos de manejo, identificando processos, métodos e programas em consonância com a atual política de meio ambiente de Mato Grosso do Sul. O texto foi elaborado de acordo com as exigências técnicas previstas nos atos normativos ambientais em vigor.

O Roteiro Metodológico para Elaboração dos Planos de Manejo das Unidades de Conservação Estaduais do MS fornece uma visão clara e concisa das Unidades de Conservação como um patrimônio protegido e busca articular essa visão através de objetivos estratégicos, definindo ações para alcançar essa visão, fornecendo uma base para monitoramento e relatórios sobre o seu progresso. Visa também atender as demandas provenientes das Unidades de Conservação municipais, em número e porcentagem expressiva que requerem medidas urgentes para assegurar sua proteção e gestão.

Este Roteiro foi aprovado através da Portaria IMASUL nº 408, de 15 de outubro de 2014 e em breve permanecerá disponível para consulta pública, além da página eletrônica do instituto, da Gerência de Unidades de Conservação (GUC) e do Centro de Documentação do IMASUL, também ficará disponível na sede das Prefeituras Municipais dos municípios de Mato Grosso do Sul.