G1 | 30 de setembro de 2014 - 15:25 Cabos de aço se romperam

Falha tentativa de retirar barco do rio Paraguai em MS

(Foto: Rodrigo Grande/TV Morena)

Após três tentativas sem sucesso de retirar o barco naufragado no rio Paraguai, em Porto Murtinho (MS), na manhã desta terça-feira (30), a família do dono da embarcação está providenciando um novo cabo de aço, mais grosso e resistente. Os cabos utilizados até agora não resistiram ao peso do barco e se romperam. Segundo relato de parentes, além deste material eles ainda necessitam de combustível para as embarcações que auxiliam no resgate.

Ao todo, 12 pessoas estão envolvidas nos esforços para resgatar a embarcação “Sonho do Pantanal”. Bombeiros e marinheiros dão continuidade às buscas por vítimas do naufrágio. A Polícia Nacional do Paraguai acompanha o trabalho. Familiares acreditam que ainda há corpos dentro da embarcação.

A embarcação afundou no dia 24 de setembro no rio Paraguai com 26 pessoas a bordo. Desses, 12 conseguiram escapar, 11 corpos já foram encontrados e três continuam desaparecidos. Há dois dias as buscas foram suspensas pelas autoridades brasileiras principalmente por conta dos riscos que a ação oferecia.

Naufrágio
O naufrágio do barco-hotel aconteceu na tarde de quarta-feira (24), quando turistas retornavam do último dia de pesca. Poucos minutos antes de atracar, a cerca de 100 metros do cais, a embarcação foi atingida por um tornado e virou.

O acidente ocorreu por volta das 17h30 (de MS), quando ventos chegaram a 93 km por hora no município. Esse foi o segundo naufrágio em dois dias no rio Paraguai em Mato Grosso do Sul. Na terça-feira (23), uma embarcação da Armada Oficial Boliviana naufragou com 29 pessoas a bordo. Dois corpos foram encontrados.