G1 | 26 de setembro de 2014 - 07:50 Porto Murtinho MS

'Barco, nunca mais', diz sobrevivente de naufrágio no rio Paraguai

Sobrevivente, de cabeça baixa, se emociona com familiares (Foto: Tatiane Queiroz/ G1 MS)

Um dos 13 sobreviventes do naufrágio do barco-hotel no rio Paraguai, em Porto Murtinho, o agricultor Valdecir Fernandes Freitas, 47 anos, acompanhou apreensivo os trabalhos de resgate das outras vítimas durante a quinta-feira (25). As buscas foram encerradas quando anoiteceu e retomadas no início da manhã desta sexta-feira (26). Até o momento três corpos foram encontrados. Onze pessoas continuam desaparecidas.

Abalado com o acidente, ele disse que não quer mais viajar de barco e relatou como foi o acidente. "O tornado veio de repente, passou e deixou a desordem dele. Passar por aqui agora, só de avião. Barco nunca mais. Agora rezamos para que os corpos dos nossos companheiros sejam encontrados", afirmou.

Um grupo de 16 turistas brasileiros e 11 tripulantes paraguaios estava a bordo do barco-hotel no momento do naufrágio. Três corpos foram encontrados até a publicação desta reportagem e 11 pessoas continuam desaparecidas. Outras 13 pessoas foram resgatadas com vida no dia do acidente.

Ele relata que após os ventos fortes o barco-hotel começo a afundar e que as pessoas que estavam a bordo começaram a cair na água. O agricultor disse que ainda viu alguns companheiros flutuando na água e pedindo ajuda, mas não conseguiu socorrê-los.

"Foi coisa de dois segundos, três segundos, foi tudo muito rápido. A hora que eu consegui sair do fundo do rio, eu olhei e vi aqueles amigos tudo flutuando e gritando 'socorro', mas não deu tempo de nada, não deu nem pra saber onde as outras pessoas estavam. Tinha gente dormindo, outros estavam acabando de fechar a mala", relatou.

Assim como os demais turistas, Freitas é do interior do Paraná. Ele relatou que o grupo estava hospedado na chalana desde a última sexta-feira (19). Eles embarcaram na cidade de Carmelo Peralta, na fronteira do Paraguai com o Brasil. Segundo Freitas, está foi a quarta vez que o grupo contratou os serviços da empresa para pescar no rio Paraguai.