O Diário | 25 de setembro de 2014 - 14:53 Tragédia - Porto Murtinho

Sobrevivente de naufrágio conta que barco foi destruído em segundos

Um sobrevivente do naufrágio do barco El Sonho del Pantanal, Valdecir Fernandes Freitas, de Alvorada do Sul (71 km de Londrina), relatou que a tragédia dessa quarta-feira (24) no Rio Paraguai aconteceu em segundos. Ele é um dos cinco turistas que conseguiram se salvar ao mergulhar e ser recolhido por uma embarcação paraguaia.

Por volta das 17h45 de quarta-feira, uma tempestade atingiu a região de Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, e os ventos chegaram a 90 km/h, causando o tombamento do barco. Em entrevista ao jornalista Ildebranco Procópio da Folha de Murtinho, Valdecir Freitas disse que o acidente foi uma surpresa, pois as ondas eram leves até que uma rajada intensa destruiu rapidamente o barco-hotel.

Um grupo de 16 turistas de Londrina e região estava na chalana para uma pescaria no Pantanal, sendo que cinco sobreviveram, o corpo de um engenheiro agrônomo de Sabáudia (51 km de Londrina) foi encontrado e dez permaneciam desaparecidos até as 10h45 desta quinta-feira (25). "Uma coisa terrível, inacreditável, foi coisa de segundos, não deu tempo de nada", contou Freitas.

As buscas foram paralisadas durante a noite e retomadas às 6h desta quinta-feira com 14 mergulhadores do Corpo de Bombeiros. Por telefone, o jornalista Ildebranco Procópio informou à reportagem de odiario.com que acompanhava a operação de resgate e comunicou que outros cinco mergulhadores, agora da Marinha, estavam para chegar, além de equipes da Armada Paraguaia.

Confira o vídeo do sobrevivente: