Folha.com | 6 de maio de 2011 - 07:25

Coritiba faz 6 no Palmeiras e fica mais perto da semi da Copa-BR

O Coritiba goleou por 6 a 0 o Palmeiras na volta de Marcos, depois de 90 dias de ausência, nesta noite no Couto Pereira, e se aproximou muito de garantir vaga na semifinal da Copa do Brasil. De quebra, o time paranaense chegou à sua 24ª vitória consecutiva e permaneceu invicto na temporada --são 29 jogos sem derrota.

Com esse resultado, a equipe paranaense pode perder por até cinco gols de diferença na próxima quarta-feira que estará classificada. Se sofrer uma goleada por diferença de seis gols, a decisão vai para os pênaltis. Caso faça um gol fora, poderá perder por uma diferença de seis gols.

O Palmeiras precisa vencer por sete gols de diferença para se classificar direto.

Quem vencer essa eliminatória enfrentará na próxima fase o ganhador de Flamengo e Ceará.

O Palmeiras, que ainda não havia levado mais de um gol na mesma partida neste ano, sofre assim sua maior derrota na temporada e praticamente dá adeus ao seu grande objetivo neste primeiro semestre, que era a vaga na Libertadores.

O time entrou em campo pressionado por ter sido eliminado pelo Corinthians na semifinal do Paulista no último domingo. Principalmente depois de levar mais um gol de bola parada.

Do lado do Coritiba, a equipe precisava mostrar que a sua espetacular na temporada era imune aos grandes times do Brasil. E mostrou até mais do que isso.

Com um ataque rápido e um início avassalador, a equipe paranaense fez 2 a 0 em 22min, com Emérson, de cabeça --o terceiro seguido em jogadas de bola parada que a equipe sofre--, e com Davi, em um contra-ataque mortal.

O lance do primeiro gol foi cantado e avisado por Kleber e Marcos Assunção nos últimos dias. Os dois pediram que a zaga palmeirense tivesse mais atenção com as bolas aéreas. Mas não deu resultado.

O Coritiba, desde o início, encheu o time paulista com bolas altas. E conseguiu seu gol aos 11min.

O Palmeiras não conseguia sair do seu campo de defesa, tamanha era a marcação do Coritiba na sua saída de bola.

Com isso, era questão de tempo até o segundo gol sair. E chegou aos 21min, em um lindo contra-ataque, completado por Davi.

A defesa do time comandado por Luiz Felipe Scolari não era nem sombra daquela que havia sofrido somente 11 gols em 26.

Assim, o Palmeiras teve que sair um pouco mais para o jogo. Mas não conseguia. E ainda sofreu o terceiro antes do intervalo. Aos 41min, Léo Gago recebeu na entrada da área, ajeitou e chutou. A bola desviou em Danilo e enganou o goleiro Marcos.

Na volta do segundo tempo, Scolari colocou Wellington Paulista e Chico no lugar de Patrik e João Vitor. Mas antes mesmo que as alterações surtissem efeito, dois eventos acabaram por enterrar de vez a chance de um bom resultado fora de casa.

Aos 11min, Leandro Amaro foi driblado por Bill e derrubou o centroavante dentro da área. Pênalti que o próprio camisa 9 converteu. 4 a 0.

Pouco depois, o lateral esquerdo desferiu uma cotovelada em Bill e foi justamente expulso. A partir daí, o Coritiba, satisfeito com o resultado, entregou a bola para o Palmeiras, que não teve força para ameaçar o gol defendido por Edson Bastos.

E, mesmo assim, os donos da casa ameaçavam nos contra-ataques. No fim do jogo, o Coritiba achou dois gols que coroaram a festa dos mais de 28 mil torcedores, com gols de Geraldo e Anderson Aquino. E agora o Palmeiras terá uma missão dificílima na próxima semana.