DIáRIO CORUMBAENSE | 27 de agosto de 2014 - 10:00 NO PANTANAL É ASSIM

Empresários filmam macaco cruzando o rio no Pantanal, Veja vídeo

FOTO: DIVULGAÇÃO

Durante pescaria no Pantanal, no domingo passado, 24 de agosto, os empresários José Carlos Zanella Júnior e Rubens Machado, de Campo Grande, registraram um macaco cruzando o rio Paraguai-Mirim a nado. A cena causou curiosidade sobre o fato de ser comum ou não, o primata nadar e também a qual espécie seria o animal filmado atravessando o rio em direção ao Pantanal.

O pesquisador da Embrapa Pantanal, Ubiratan Piovezan analisou o vídeo. Ele esclareceu que o macaco filmado é um macho e que a maioria dos animais é capaz de nadar.

“O macaco nadando pertence ao gênero Alouatta, sendo no Pantanal reconhecida a espécie Aloutatta caraya. Estes animais são conhecidos como garibas, macacos gritadores ou roncadores, pois os machos vocalizam ao entardecer e ao amanhecer para informar a localização do grupo. O animal do vídeo é um macho, que na espécie Alouatta caraya tem coloração escura. As fêmeas da espécie tem coloração clara”, explicou o pesquisador.

Piovezan observou que achar um animal daquela espécie não é comum. “A espécie é gregária (que vive em grupo) e acharmos um animal solitário, distante do seu grupo já é algo bastante incomum. É possível que este animal estivesse ilhado em copas de árvores próximas a margem do rio durante a enchente e, por algum motivo, foi forçado a procurar um novo ‘puleiro’. Várias razões podem justificar esta busca, incluindo predadores e pessoas”, frisou.

O pesquisador da Embrapa Pantanal esclareceu que “apesar de terem a fama de não saber nadar, a maioria dos animais é capaz de nadar se cai na água”. Ele ressaltou que “algumas espécies evitam este ambiente, assim como os bugios (nome comum do animal do vídeo) evitam andar pelo campo quando precisam beber água em baías ou beber água em áreas onde não há mata de galeria”.