Planeta Sustentável | 26 de agosto de 2014 - 16:49 estudo

Fazer xixi no mar não faz mal à natureza, dizem químicos

Você se sente culpado em fazer xixi no mar? Não precisa! Como explica esse divertido vídeo da American Chemical Society, "é totalmente OK fazer xixi no oceano". 

O vídeo, lançado recentemente no canal da instituição, aponta que 95% da urina humana é água, e que o sódio e o cloro da substância não constituem em uma grande ameaça à água do mar ou à fauna e a flora marinhas. Assista, abaixo! 

Não está convencido? Veja só: se todo mundo no planeta fizesse xixi no Oceano Atlântico - que tem 350 quintilhões de litros -, a taxa de ureia (principal resíduo eliminado na urina) no oceano não ultrapassaria 60 partes por trilhão. 

"A urina é inofensiva e, em poucos minutos, se dilui até ficar insignificante. Existe uma série de outras coisas muito mais danosas ao oceano para nos preocuparmos", disse o bioquímico Stuart Jones ao blog de Lauren Wolf em 2013. 

A única ressalva são áreas protegidas, como recifes e piscinas naturais. 

Até que a notícia é um alívio, já que um monte de gente faz o número 1 na água - de acordo com uma pesquisa recente, 62% das pessoas admitiram que fazem xixi no mar. 

Então, se você estiver com aquela vontade, já sabe: se joga!